IQSC lança página do Comitê de Boas Práticas em Pesquisa

Para tornar mais fácil o acesso às informações sobre boas práticas em pesquisa científica, o Instituto de Química de São Carlos da USP lançou em outubro, a página do Comitê de Boas Práticas em Pesquisa do IQSC, onde é possível consultar suas atribuições, encontrar material de apoio, solicitar esclarecimentos ou relatar práticas irregulares em pesquisa na unidade através de um formulário que não exige identificação do usuário.

Página do Comitê de Boas Práticas do IQSC: http://cbpp.iqsc.usp.br/

O Comitê do IQSC foi instituído em janeiro de 2019, sendo composto pelos cientistas: Carla Cristina Schmitt Cavalheiro, Daniel Rodrigues Cardoso e Hamilton Brandão Varela de Albuquerque que também integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da Pró-Reitoria e a Comissão de Ética da USP.

Boas práticas e excelência

“O conhecimento é um processo cumulativo, sendo que toda pesquisa se constrói a partir de outras pesquisas. Ao publicar seus resultados, o pesquisador deve assegurar uma apresentação justa das ideias de outros pesquisadores, deixando clara sua própria contribuição à pesquisa”, conforme publicado no Guia elaborado pelo Comitê da Pró-Reitoria.

Boas práticas em pesquisa envolvem: ética, respeito, observância da legislação, transparência e originalidade, temas que têm sido alvo das agências de fomento e universidades, principalmente através de atuações em educação e prevenção de incidentes de má conduta, como plágio e falsificação.

As ações adotadas pelo IQSC nessa direção, respaldam a missão estabelecida no Projeto Acadêmico da unidade, aprovado em 2018, que estabelece a formação de profissionais altamente qualificados em diferentes níveis, a realização de pesquisa de fronteira e a disseminação e popularização de conhecimento, assegurando a excelência nos resultados.

Para acessar a página do Comitê do IQSC ou fazer contato, clique aqui.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)