IQSC realiza atividades com foco no Meio Ambiente

Dando continuidade às palestras que comemoram o Meio Ambiente no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), acontece nesta terça-feira, dia 06 de junho, a partir das 14h30, a “Oficina de Compostagem Doméstica”.  A atividade será ministrada por Júlia Guermandi e Pedro Hadba, ambos da Associação Veracidade localizada na cidade de São Carlos-SP. Será posta em prática uma das técnicas de reciclagem dos resíduos orgânicos, a compostagem, assim como haverá uma breve conversa a respeito de sua importância no âmbito socioambiental, uma vez que o material orgânico representa mais de 60% do lixo doméstico.

Na quarta-feira, dia 07 de junho, palestra proferida pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Daniel, pesquisador do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, chama a atenção para “A influência do que jogamos pelo ralo no tratamento de água e esgoto e os custos no processo de desinfecção”, além de abordar tecnologias para tratamento de esgoto.

Economia Solidária e Meio Ambiente será o tema abordado na quinta-feira, dia 08. A economia solidária surgiu da necessidade de criar alternativas de geração de trabalho e renda, apresentando características ambientalmente sustentáveis. A atividade será proferida pela economista e doutora em desenvolvimento econômico pela UNICAMP, Sra. Ednalva Felix das Neves e pelo cientista social e doutorando do programa de pós-graduação em Sociologia da UFSCar, Sr. Marco Aurélio Maia Barbosa de Oliveira Filho, que também integra o Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da Universidade Federal de São Carlos.

A programação será encerrada na sexta-feira, com a apresentação de um dos projetos realizados pelo Grupo Enactus do CAASO-USP – o GerAção Helena -, que tem como foco o empreendedorismo social. A abordagem será feita pelos Srs. Rafael Milagres de Meirelles e Cai Chinen, alunos do curso de Engenharia de Produção da EESC-USP. O projeto trabalhou com agricultores do Assentamento Santa Helena trazendo uma melhoria da qualidade da água consumida, da potencialização do solo e da facilitação do escoamento da produção por meio da Rede Agroecológica Santa Helena, que aproximou o contato entre produtor e consumidor.

A organização do Ciclo de Palestras é da Diretoria da Unidade, através do Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho, e a programação terá início no anfiteatro térreo do Instituto, sempre às 14h30 sendo aberta a todos.

Os interessados devem formalizar inscrição através do site www.iqsc.usp.br/eventos. Haverá sorteio de brindes.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3373-8272.

Texto: Sandra Zambon