Lançada a Plataforma de Monitoramento de Áreas Verdes Urbanas do Estado de São Paulo — UrbVerde

Confira o lançamento da Plataforma de Monitoramento de Áreas Verdes Urbanas do Estado de São Paulo  UrbVerde em comemoração a Semana do Meio Ambiente; projeto financiado pelo Apoio a Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE) e pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI-USP).

A plataforma foi desenvolvida pela USP no âmbito do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); assim como pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e foi financiada pelo Apoio a Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI-USP).

No contexto da crescente preocupação com a preservação ambiental e a necessidade de promover a sustentabilidade nas cidades paulistas, essa iniciativa é um marco significativo para o avanço das políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e planejamento urbano e visa incentivar planos e projetos que promovam o desenvolvimento urbano sustentável, garantindo a harmonia entre o crescimento das cidades e a preservação dos recursos naturais. A plataforma traz mapeamentos anuais e em escala intraurbana e relatórios sobre ilhas de calor, índices de vegetação por setores censitários urbanos e distribuição e acessibilidade de espaços institucionais como parques urbanos e praças para os 645 municípios do estado de São Paulo.

Essa iniciativa inovadora e inédita apresenta uma escalabilidade espacial e temporal que fornece informações precisas para embasar tomadas de decisões fundamentais para a adaptação às mudanças climáticas e para o desenvolvimento justo e sustentável das nossas cidades. Os dados coletados pela plataforma são cruciais para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o meio ambiente,fornecendo informações valiosas para governos municipais e estaduais, bem como subsídios relevantes para movimentos sociais em suas tomadas de decisões relacionadas ao meio ambiente.

Para acessar a plataforma UrbVerde e visualizar os dados para a sua cidade, acesse: www.urbverde.com.br

Veja abaixo imagens da página da Plataforma UrbVerde e do estande do projeto durante o SBSR 2023, o maior evento da América Latina sobre sensoriamento remoto, onde o protótipo da plataforma UrbVerde foi apresentado.