Lignina: primeira biorrefinação – passado, presente e futuro

O progresso recente na desconstrução de lignocelulose deu novo impulso à pesquisa de lignina, substância que une as células de celulose. Para falar sobre o assunto, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP traz o professor doutor Roberto Rinaldi Sobrinho, do Departamento de Engenharia Química do Colégio Imperial de Londres (Inglaterra). O seminário  Lignin-first biorefining: past, present and future  será proferido em português, no dia 13 de dezembro, às 9 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1.

“A utilização de catalisadores de hidrogenação na extração por solvente da lignina, a chamada biorrefinação de lignina em primeiro lugar, permite não apenas o sucesso da extração de lignina de madeiras nobres, mas também processos seletivos de hidrodesoxigenação na espécie reativa de lignina (isto é, cetonas de Hibbert e cetonas de Hibbert ligadas à lignina)”, afirmou o convidado.

Sobre o seminário, acrescentou “nesta palestra plenária, uma viagem “fora da caixa”  através dos desenvolvimentos passados ​​na fase inicial de conversão catalítica de lignina para o presente e futuro da biorrefinação de lignina em primeiro lugar, será apresentada. Os desafios práticos para a comercialização da primeira biorrefinaria de lignina também serão abordados criticamente”.

O pesquisador é formado em Química na Universidade Estadual de Campinas. Em 2010 recebeu o Prêmio Sofja-Kovalevskaja da Fundação Alexander von Humboldt. Recebeu o Prêmio Willi Keim 2014, concedido pela Divisão de Assuntos de Fluidos Avançados da ProcessNet, por sua contribuição aos conceitos avançados de dissolução e desconstrução da biomassa lignocelulósica e da primeira biorrefinação de lignina. Integra o International Advisory Board da revista ChemCatChem. Foi nomeado Fellow da Royal Society of Chemistry. É editor da série de livros RSC Energy and Environment.

O convidado desenvolve pesquisa de colaboração científica com o professor doutor Antonio Aprigio da Silva Curvelo, do Grupo de Físico-Química Orgânica do IQSC-USP, com o objetivo de consolidar projeto temático na área de fracionamento/polpeamento catalítico de biomassa lignocelulósica (bagaço de cana-de-açucar).

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1
Contato: (16) 3373-8824 ou 3373-8272

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)