Locais do Apartheid sob o olhar de um estrangeiro: exposição estreia no ICMC

Juiz do trabalho por vocação e fotógrafo por acaso. É assim que se autodefine Rodrigo Takayassu,  autor da exposição “Locais do Apartheid sob o olhar de um estrangeiro”. Ele viajou pela África do Sul e registrou fragmentos do apartheid que resultaram em uma coletânea de imagens e textos que ficarão expostos na vitrine que se localiza no térreo da Biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Gratuita, a exposição ficará em cartaz de 31 de janeiro a 30 de março e pode ser visitada em qualquer dia e horário. Entusiasta da arte fotográfica há 10 anos, Takayassu atua como juiz do trabalho no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto, local em que as obras foram expostas no final do ano passado.

Nesta quinta-feira, 31 de janeiro, o fotógrafo vai compartilhar suas impressões em uma palestra, em que falará sobre o processo de criação da exposição e sobre os personagens que compõem a narrativa. A atividade também é gratuita, não demanda inscrições prévias e acontecerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC, a partir das 17h30.

Destinada a toda a comunidade, a palestra tem como objetivo provocar reflexões sobre temas como direitos humanos, estado e sociedade. Logo depois da apresentação do fotógrafo, haverá uma roda de conversa com o artista.

Tanto a exposição quanto a palestra são promovidas pelo Centro Cultural da Prefeitura do campus da USP, em São Carlos, e faz parte da oficina de Fotografia da 3ª edição dos Cursos de Férias. As iniciativas contam com o apoio do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos (GCACEx) e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Mais informações:
Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Com informações do Centro Cultural da Prefeitura do campus da USP, em São Carlos