Maratona Brasileira de Programação: participe dos times do ICMC

Alunos de graduação e de pós-graduação da USP em São Carlos podem se inscrever na prova seletiva do ICMC

No ano passado, 72 times participaram da final nacional da Maratona de Programação

Se você quer representar o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na próxima Maratona Brasileira de Programação deve se inscrever até sábado, 18 de agosto, no processo seletivo que ocorrerá no Instituto. A seleção será realizada dia 19 de agosto, domingo, a partir das 14 horas, quando os estudantes serão desafiados a resolver, individualmente, vários problemas de programação durante, no máximo, cinco horas.
Os 18 melhores colocados estarão classificados para formar equipes compostas por três alunos que irão representar o ICMC na etapa regional da Maratona, que acontece no dia 15 de setembro em Piracicaba. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação da USP, em São Carlos, independentemente do curso em que estejam matriculados. Também é preciso ter iniciado os estudos universitários em 2014 ou posteriormente, levando-se em conta a entrada no primeiro curso de graduação, ou ter nascido a partir de 1995 (confira os critérios neste link). Além disso, o estudante deve se cadastrar no portal Codeforces e se inscrever na seletiva por meio deste formulário eletrônico: icmc.usp.br/e/0fc9c. A seleção do dia 19 será realizada no laboratório 6-303 do ICMC.
Além de todo o aprendizado que a participação em uma maratona de programação propicia aos estudantes, outra vantagem de se tornar um competidor é que a maioria das grandes empresas da área de tecnologia, como Google e Facebook, por exemplo, aplicam em seus processos de seleção questões muito similares às que aparecem nas maratonas. Dessa forma, participar das disputas passa a ser também uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
No ano passado, um dos times do ICMC conquistou o segundo lugar entre as equipes brasileiras que participaram da Maratona, o que assegurou também a obtenção da terceira melhor colocação entre os competidores da América Latina. O resultado garantiu, ainda, o direito de participar da final mundial da competição em Beijing, na China, onde a equipe ficou em 56º lugar. “Ficamos honrados por poder representar o ICMC e o Brasil nessa importante competição “, disse Samuel Ferreira, um dos membros do time.

Além de Samuel, fizeram parte da equipe – chamada Trei Linha – Lucas Pacheco e Rodrigo Weigert, todos eles estudantes do curso de Ciências de Computação do ICMC e membros do Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMA). Criado em 2007, o GEMA realiza, durante todo ano, treinamentos em laboratório e reuniões semanais.

Time de ouro do ICMC em 2017 participou da final mundial da competição em Beijing

Mais informações:
Site da Maratona de Programação: http://maratona.ime.usp.br/
Formulário para inscrições: icmc.usp.br/e/0fc9c
Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) no Facebook: https://www.facebook.com/groups/gemaicmc/
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP