Marcelo Viana, do IMPA, apresentará Seminário de Coisas Legais

“Arte e Matemática” é o tema do evento que ocorrerá nesta quarta-feira (16)

Créditos da imagem: IMPA

Pela primeira vez, desde que foi criado, o Seminário de Coisas Legais, ocorrerá em uma quarta-feira e não às sextas, como de costume. O motivo é que os organizadores irão aproveitar a Aula Magna de Marcelo Viana, Diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no ICMC/USP.

A apresentação no Seminário, intitulada Simetria: encontro da Arte com a Matemática, terá início às 11h11, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC.

Confira o resumo da apresentação: Matemática e arte têm muito em comum. No entanto, algumas das manifestações mais badaladas da matemática na produção artística (tais como certas ocorrências mais ou menos hipotéticas da razão áurea) não são particularmente profundas. Focarei um tópico em que as intuições artística e matemática se encontram de modo realmente efetivo: simetria.

O evento é aberto ao público interessado e não é necessária prévia inscrição.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609