Memórias Pantaneiras: confira como foi a abertura da mostra

A abertura da exposição Memórias Pantaneiras: a arte de Haroldo Palo Júnior aconteceu no Museu de Computação Odelar Leite Linhares, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na noite de 16 de setembro. As 30 imagens que fazem parte da exposição permanecerão em cartaz até 18 de outubro. As visitas são gratuitas e abertas a todos os interessados. As escolas que desejarem agendar visitas em grupo podem entrar em contato pelo e-mail ccex@icmc.usp.br.

Reconhecido internacionalmente pelo caráter artístico e documental de suas fotografias, Haroldo Palo Júnior chegou a São Carlos em 1973 para cursar Engenharia Elétrica na USP e só se despediu da cidade em 2017, depois de um enfarte fulminante. A paixão que Haroldo nutria pelo Pantanal ficou registrada nas imagens produzidas ao longo dos 40 anos em que fotografou as paisagens, os animais e as pessoas desse ecossistema tão diverso. “Haroldo faz parte de uma categoria de fotógrafo pesquisador, fazendo que seu acervo seja uma fonte não apenas de uma fantástica coleção de arte, mas de um incrível conjunto de informações ambientais, geográficas, biológicas e sociais, que constitui um valioso material de pesquisa”, explica o curador da exposição, o professor Alneu de Andrade Lopes, do ICMC.

A iniciativa fez parte da programação da Semana de Arte e Cultura da USP e contou com o apoio do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus de São Carlos da USP, do Centro Cultural do campus e da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC.

Confira o álbum de fotos da abertura da exposição no Facebook e no Google Fotos!
Por Assessoria de Comunicação do ICMC