Mostra de origami na Biblioteca do ICMC: visite até dia 5 de julho

A arte milenar japonesa é a atração na vitrine da Biblioteca

Dá para acreditar que a luminária da imagem tem estrutura de papel?

Até a próxima sexta-feira, 5 de julho, 122 obras de arte em papel tomam conta da vitrine da Biblioteca Achille Bassi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A exposição de origamis, a famosa arte das dobraduras, é fruto das oficinas gratuitas promovidas pelo grupo Kakushin no Instituto.

Em abril, essas oficinas começaram a colorir o terceiro piso da Biblioteca. Realizadas quinzenalmente às terças-feiras à noite, das 19 às 21 horas, essas atividades levaram os participantes a confeccionarem inúmeros trabalhos e 73 deles podem ser conferidos na exposição que toma conta da vitrine da Biblioteca.

Além desses trabalhos, estão expostas mais 49 obras dos membros do grupo Kakushin, que atua desde 2008 difundindo a cultura do origami em São Carlos e Ribeirão Preto. Além realizar oficinas, o grupo produz peças de diversos níveis de complexidade e aplicação, da decoração ao lúdico, desafiando a mente dos participantes de suas atividades e dos que visitam as exposições.

No ICMC, as oficinas foram ministradas por Fernanda Yuka Ueno, formada em Matemática Aplicada e Computação Científica do ICMC, e Caio Silva Ramos, doutorando em Engenharia de Estruturas na Escola de Engenharia de São Carlos.

Como as obras estão na vitrine da Biblioteca, podem ser visitadas a qualquer hora até o dia 5 de julho
Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Fotos: Reinaldo Mizutani – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Exposição Kakushin Origami