Mostra na internet apresenta projetos inovadores de estudantes de todo o País

Projetos finalistas da maior feira de ciências e engenharia do Brasil podem ser visitados on-line; também é possível curtir e deixar comentários

A maior feira de ciências e engenharia do Brasil, que no ano passado reuniu presencialmente mais de cinco mil visitantes, precisou se reinventar este ano por causa da pandemia do coronavírus. Agora, até o dia 4 de abril, é possível acompanhar pela internet todos os 345 projetos finalistas, desenvolvidos por pouco mais de 700 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todo o País, elaborados para a 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O objetivo da feira é estimular práticas pedagógicas inovadoras nas escolas e incentivar vocações em ciências e engenharia para desenvolvimento de novos talentos.

“Tivemos que mobilizar uma força-tarefa para conseguir reagendar e organizar todas as salas de avaliação para o formato a distância. Mas todo este esforço vale a pena para valorizar os professores e estudantes protagonistas e mostrar que estamos juntos investindo na formação dos novos talentos para ciências e engenharia, fundamentais para que tenhamos futuro”, destaca a coordenadora da Febrace, Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica (Poli) da USP.

O público pode conhecer os estudantes finalistas e seus projetos pela plataforma Febrace Virtual (ou nos links abaixo), onde estão armazenados os vídeos com explicação sobre seus projetos. Também é possível dar likes nos projetos de preferência, que serão computados como votação popular, e deixar comentários. “Além de elogios e sugestões, esperamos que haja interação de interessados em oferecer oportunidades ou dar dicas aos estudantes”, afirma Roseli. A mostra virtual está dividida em Engenharia, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Aplicadas.

As demais atividades do evento – abertura, palestras e cerimônia de premiação – estão sendo transmitidas ao vivo pelo YouTube, assim como a apresentação dos finalistas do Prêmio Professor Destaque, que tem o objetivo de valorizar os professores orientadores. Ao final do evento, serão selecionados três projetos por meio de uma votação on-line da qual só participam docentes finalistas. Um comitê de premiação escolherá o vencedor.

Avaliação a distância
De acordo com os organizadores, a avaliação dos projetos será feita por meio da plataforma Zoom Education for Life. “Dividida em turnos, com até oito salas simultâneas, cada avaliação envolverá um mediador, pesquisadores, especialistas e os estudantes finalistas. Todos participarão da avaliação de suas respectivas casas”, explica Roseli. Se não tiver acesso à internet, o participante terá seu trabalho avaliado pelos materiais encaminhados previamente, como vídeos, pôsteres e relatórios.

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação da Febrace Virtual

Play Video
A cerimônia de premiação ocorrerá no sábado, dia 4 de abril, das 15 às 18 horas. Entre os critérios para escolher os vencedores estão criatividade e inovação, além de conhecimento científico do problema e clareza na apresentação e documentação do projeto.

Serviço
A Febrace é a maior feira para estudantes do ensino básico de escolas públicas ou particulares de todo o País. É realizada pela USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli, para estimular a cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na educação básica brasileira.

Data: até 4 de abril de 2020 / Local: pelo site febrace.org.br/virtual Palestras on-line: confira aqui a programação

Com informações da Acadêmica Agência de Comunicação e Febrace Virtual

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