Na Biblioteca do IFSC: “Contação de Histórias” – “Malala e seu lápis mágico”

Uma menina paquistanesa teve que enfrentar as mais diversas adversidades para crescer e estudar em uma região devastada pela guerra. Ainda muito pequena, essa menina, chamada Malala, desejava ter um lápis mágico, um sonho e um desejo que foram destruídos por homens que decidiram que as meninas não deveriam frequentar escolas… Nem ter lápis mágicos!… Então, Malala decidiu que sua voz deveria soar bem alto em todo o mundo, em protesto contra seus sonhos… E, enfrentou terríveis obstáculos para que situações como a sua não acontecessem com outras meninas.

Este é, resumidamente, o conteúdo do livro intitulado Malala e seu lápis mágico, baseado na história verídica de Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2014, uma publicação que ensina às crianças a importância de lutar pelos seus próprios direitos. E, foi através deste livro que a Biblioteca do IFSC/USP realizou no dia 1º de novembro uma sessão de Contação de Histórias, comemorando a XXV Semana do Livro e da Biblioteca da USP com a temática Bibliotecas da USP: parceiras estratégicas da Agenda 2030.

A bibliotecária Maria Neusa Azevedo e a técnica Sabrina Mastrantonio foram as protagonistas deste bonito evento que reuniu as crianças da Creche e Pré-Escola do Campus USP de São Carlos, que, na sequência ganharam um “lápis mágico” para, inspiradas na história contada, desenhassem o que fariam com ele. A ideia é fazer uma exposição com esses desenhos criados pelas crianças.

Com base em uma frase da autoria da própria Malala Yousafzai, a mensagem que ficou no final do evento foi: “Uma criança, um
professor, um livro, uma caneta pode mudar o mundo.” Malala continua lutando pelos direitos das meninas e mulheres da sua região.

Este serviço da Biblioteca do IFSC/USP tem o objetivo de apoiar o cumprimento da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Por Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP