Nascente USP abre inscrições para estudantes de todas as áreas

Com mostras e apresentações presenciais, o concurso cultural recebe trabalhos até 4 de julho; prêmio será de R$ 4 mil

O programa Nascente é uma oportunidade para os estudantes da USP de expor seus talentos artísticos – Foto: Reprodução

Criado em 1990, o programa Nascente USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, e foi pensado para incentivar o fazer artístico, estimular a reflexão sobre a arte e a cultura e aproximar a comunidade universitária. Neste ano – depois da pandemia de covid-19, que em 2020 interrompeu a realização do evento e em 2021 obrigou seus organizadores a recorrer às plataformas virtuais –, ele retoma o formato presencial e traz algumas novidades. As inscrições vão até o dia 4 de julho e podem ser feitas por todos os alunos de graduação e pós-graduação da USP, incluindo os estudantes da Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. São contempladas as seguintes áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. Os vencedores de cada uma delas receberão prêmios no valor de R$ 4 mil. Esta será a 29ª edição do programa.

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP Marli Quadros Leite – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Nestes 30 anos de atividades, o programa Nascente USP representa não só uma oportunidade para que os estudantes possam mostrar seus talentos, mas também um estímulo à produção artística no meio universitário”, afirma a professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP . Segundo ela, “os estudantes trazem consigo muitas responsabilidades, por isso é muito importante, e mesmo imprescindível, que lhes sejam oferecidas possibilidades de se manifestar por meio da arte”. Para a pró-reitora, a inspiração artística traz leveza para que os alunos possam seguir sua jornada, inclusive aqueles que se tornam profissionais em áreas consideradas menos conectadas com as artes. “A arte é democrática e o Nascente busca incentivar a sensibilidade artística em todas as pessoas.”

As principais mudanças apresentadas na edição deste ano se referem às categorias de Artes Cênicas e Música. Em Artes Cênicas, que em 2021 precisou se adaptar às medidas de segurança sanitária e teve as subcategorias de Interpretação Individual/Grupo e Direção restritas aos monólogos, estão de volta todas as demais subcategorias: Direção, Dramaturgia (Texto dramatúrgico), Interpretação em Grupo e Interpretação Individual. Já nas áreas de Música Erudita, Música Popular e também em Texto será possível se inscrever em mais de uma subcategoria, com um total de até duas obras por modalidade.

Outra novidade é que mestrandos e doutorandos de cursos de pós-graduação stricto sensu da USP nas áreas de artes e crítica poderão acompanhar como ouvintes os trabalhos das comissões julgadoras de suas respectivas áreas de interesse, inclusive auxiliando na seleção das obras (as inscrições para participação como ouvintes vão até 27 de junho).

Também é preciso ficar atento para inscrições em grupo ou em coautoria. Todos os integrantes deverão fazer a inscrição para o trabalho, mas apenas um será o responsável por inscrevê-lo, enviando os materiais e arquivos solicitados. O regulamento completo está neste link e também pode ser consultado no site cultura.usp.br/nascente, que inclui ainda informações e vídeos com apresentações dos anos anteriores. Os finalistas participarão de mostras, exposições e apresentações em locais públicos.

O programa Nascente USP 2022 está com inscrições abertas até 4 de julho. O regulamento e mais informações estão disponíveis no site do programa.

Arte: Ana Júlia Maciel

Por Jornal da USP