Nossa Galáxia é “magra” ou “gorda”? Palestra aborda o “peso” da Via Láctea

A Sessão Astronomia deste sábado, dia 16 de março, será sobre o tema Quanto Pesa a Via Láctea?.

O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e será realizado às 21 horas. A palestrante será Natália Palivanas, da equipe do Observatório.

Quanto pesa a nossa galáxia? Esta é uma pergunta aparentemente simples, mas que leva a um resultado complexo e de extrema importância para o entendimento não apenas da nossa galáxia, mas também do o universo e das leis que o regem. Na Sessão Astronomia desta semana, a palestrante falará sobre a importância de se estimar a massa da nossa galáxia e trará os últimos resultados obtidos pelos cientistas na busca pela resposta.

A Sessão Astronomia é um programa de palestras do Observatório Dietrich Schiel criado em 1992. São palestras proferidas pelos membros da equipe do Observatório e convidados. O programa tem como objetivo aprimorar os talentos dos estudantes de graduação na divulgação científica. Pesquisando, preparando e apresentando palestras sobre os mais diversos temas de Astronomia e Astronáutica, os estudantes levam informação atualizada ao público numa linguagem acessível e descontraída. As palestras são supervisionadas por um profissional da área e apresentadas para os membros da equipe do Observatório antes da apresentação pública.

A palestra acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica na Área 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.

Mais informações:
Site: www.cdcc.usp.br/cda