Nove teses de doutorado da USP são agraciadas com prêmio da Capes

Prêmio Capes de Tese Edição 2019 é concedido às melhores teses de doutorado defendidas no ano passado

Arte sobre foto de Marcos Santos/USP Imagens

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 6 de setembro, o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2019, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2018. Neste ano, do total dos 49 trabalhos premiados pela Capes, nove são da USP, que tem outras 12 teses distinguidas com menções honrosas.

Segundo a Capes, em 2019, o prêmio teve recorde de inscrições de trabalhos, com 1.140 candidaturas.

Os autores das teses vencedoras recebem uma bolsa para estágio de pós-doutorado por um período de um ano e seus orientadores recebem R$ 3 mil para participar de eventos acadêmicos.

Os selecionados concorrem, ainda, ao Grande Prêmio que seleciona três trabalhos, um para cada área principal do conhecimento – Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

As três teses ganhadoras do Grande Prêmio, oferecido com os Institutos Serrapilheira e Ayrton Senna, serão conhecidas em novembro. Além disso, há premiações especiais, concedidas em parceria com a Comissão Fulbright e a Fundação Carlos Chagas.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é outorgado anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento. Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

A cerimônia de premiação ocorrerá no Palácio do Planalto, em data a ser definida pela Capes.

Confira, no quadro abaixo, a relação das teses premiadas da USP. Clique aqui para acessar a lista geral dos agraciados e dos trabalhos que receberam menções honrosas.

Por Adriana Cruz da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP