Novo reitor da USP defende investimentos em projetos-âncoras

Carlos Gilberto Carlotti e o novo conselheiro da FAPESP Dimas Tadeu Covas foram recebidos em visita pelo presidente da Fundação, Marco Antonio Zago (foto: Agência FAPESP)

O investimento em pesquisas científicas em São Paulo pode ser potencializado com uma maior aproximação entre a FAPESP e as universidades paulistas, afirmou o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti, que visitou a Fundação em 22 de dezembro.

Para o reitor nomeado pelo governador João Doria, esse processo precisa envolver, por exemplo, a identificação de temas para grandes projetos de pesquisa, inclusive interdisciplinares. De acordo com Carlotti, essa iniciativa resultaria em um investimento qualificado em determinados projetos que se tornariam “âncoras” e que poderiam conferir um novo impulso ao desenvolvimento científico no Estado.

“Se a agência de fomento e a universidade trabalharem em conjunto, poderemos alcançar novos horizontes. Devemos ser mais arrojados e podemos fazer projetos de pesquisa de maior risco para chegarmos realmente à produção científica que atenda a sociedade”, disse Carlotti.

Carlotti foi recebido pelo presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, que ressaltou as possibilidades de incentivar a pesquisa de qualidade nas universidades e instituições de pesquisa.

No dia 22 de dezembro, o presidente da FAPESP recebeu também a visita do presidente do Instituto Butantan e novo integrante do Conselho Superior, Dimas Tadeu Covas. Ele foi nomeado por decreto do governador no final do ano passado, quando também ocorreu a recondução do conselheiro Pedro Wongtschowski e a nomeação de Thelma Krug para mandatos de seis anos.

“É uma honra participar do Conselho da FAPESP, não só pela relevância da posição, mas pela oportunidade de contribuir com a minha experiência, principalmente na área de biotecnologia e produção de biofármarcos e vacinas”, disse Covas.

Por Agência FAPESP