Novos docentes são recebidos em encontro na Cidade Universitária

Na reunião, o reitor e outros dirigentes ressaltaram a importância dos professores ingressantes para o futuro da Universidade

[Da esquerda para a direita] A presidente da Cert, Helena Ribeiro, e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior falam ao docentes – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert) organizou nesta terça-feira, dia 18 de outubro, uma recepção aos novos docentes da USP. A maioria dos 168 professores que ingressaram na Universidade a partir de julho de 2020 esteve presente no evento, que também contou com a presença do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Em sua fala de abertura, a presidente da Cert, Helena Ribeiro, falou sobre as atribuições da Comissão, que é responsável, por exemplo, pela avaliação dos projetos de estágio docente e pelo credenciamento para atividades simultâneas à docência.  Em seguida, alguns docentes ingressantes, deram depoimentos sobre suas trajetórias profissionais, primeiras impressões e os principais desafios que enfrentaram até o momento.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior abriu a segunda parte do evento cumprimentando os novos colegas por fazerem parte de uma das melhores universidades da América Latina. O reitor defendeu a importância de uma ajuda inicial aos professores recém-contratados e apresentou os planos para incentivar e amparar a pesquisa desde os primeiros anos da carreira docente. “A ideia desta recepção é dar apoio, conversar e explicar como funciona essa carreira, para que vocês possam executar suas atividades e manter o patamar de excelência desta Universidade”, afirmou Carlotti.

Ao responder às questões levantadas pelos docentes, o reitor ressaltou a importância da defesa da autonomia universitária e da manutenção do atual modelo de financiamento das universidades estaduais paulistas. Reafirmou também a convicção da Reitoria de fomentar a diversidade na contratação de professores e lembrou a importância dos novos docentes para a evolução do ensino de graduação. “São pessoas como vocês que estão entrando agora que podem propor mudanças. Conto muito com o trabalho e com o desejo de vocês de melhorar cada vez mais essa Universidade”.

O diretor do DRH, Wilson Aparecido Costa do Amorim, falou sobre o impacto da transformação digital na carreira docente – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Para encerrar o evento, o diretor-geral do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Wilson Aparecido Costa de Amorim, explicou que “o trabalho de todos nós é muito importante para reconhecimento da atividade universitária pela sociedade. Cada um que volta pra casa no final da semana e conta o que fez aqui já está ajudando a legitimar nossas atividades e fazer valer o nosso trabalho”.

Amorim lembrou que o ingresso na USP no contexto da pandemia da covid-19 não foi um fato trivial. “É preciso refletir a respeito do que foi esse tranco digital e ver como podemos transformá-lo em um salto digital para o futuro. Isso faz parte da experiência de vocês”, afirmou.

Por fim, o diretor do DRH ressaltou a importância da atuação e da colaboração dos servidores técnico-administrativos da Universidade para o desenvolvimento das atividades administrativas e acadêmicas.

Por João Pedro Abdo – Jornal da USP