O 50º aniversário da chegada do homem à Lua

Clube de Astronomia do IFSC/USP promove comemoração da efeméride

Comemorando o 50º aniversário da chegada do homem à Lua, o Clube de Astronomia do IFSC/USP promove entre os dias 5 e 8 de novembro a “Semana da Astronomia” com uma série de eventos alusivos às comemorações.

Assim, entre os dias 5 e 8 de novembro, o “Espaço de Convivência Prof. Horácio Panepucci”, localizado no Edifício dos Laboratórios de Ensino de Física (LEF/IFSC). recebe uma fantástica exposição abordando a história de nosso sistema solar, a Missão Apolo-11 e quais foram as mentes que estiveram por trás desse projeto e o seu contexto histórico.

No dia 6, pelas 19 horas, o Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP) receberá a palestra intitulada “Os 50 anos da chegada à Lua: sonhos, histórias e reflexões”, com a participação do Prof. Dr. Paulo Sérgio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Resumo: O sonho de chegar à Lua e os primeiros livros sobre a viagem. Desde a evolução dos foguetes e a corrida espacial na época da Guerra Fria, até a chegada à Lua em 1969. Os projetos e missões espaciais como sondas, estação espacial e as tecnologias desenvolvidas pelos programas espaciais que trouxeram muitos benefícios para a humanidade. Além disso, também serão mencionados os projetos brasileiros que fazem parte da história deste campo em nosso país. Finalmente, as memórias do palestrante e revistas da época, com uma breve exposição de tais publicações e reflexões sobre as abordagens educacionais referentes ao ensino e divulgação na área.

Já no dia 7, pelas horas, no “Auditório Azul” (IFSC/USP), será exibido o filme “Estrelas além do tempo”, que narra a história de três matemáticas negras da NASA que superaram preconceitos e foram extremamente importantes para o sucesso da missão que levou o homem à lua.

Finalmente, no dia 8, pelas 19 horas, o Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” receberá a exibição do filme “O primeiro homem”, que conta a história do astronauta norte-americano Neil Armstrong, quando este embarca na jornada histórica que o tornou no primeiro homem a pisar na Lua, no ano de 1969.

As entradas para estes eventos são gratuitas e abertas a todos.

Com informações de Rui Sintra – IFSC/USP

VEJA TAMBÉM ...