“O Que é Urgente?”: Experimento cênico sobre a urgência das pessoas

O TUSP de São Carlos, órgão da Pró- Reitoria de Cultura e Extensão, revisitou o show Opinião e o Poema, de João Cabral de Melo Neto numa leitura coletiva à luz do nosso tempo. A partir da pergunta “O que é urgente?” surgida desta revisita ao Show Opinião, dirigido por Augusto Boal na década de 60, o Teatro da USP em São Carlos criou um experimento cênico que tem como texto estruturante o poema falado “Vida e Morte Severina”, escrito na década de 40.

Com direção de cena e coordenação de projeto de Cláudia Alves, orientadora de Arte dramática do Teatro da USP e Doutoranda em Artes Cênicas pela USP, preparação corporal, dança e coreografia de Bárbara Machado, estudante de Arquitetura do IAU/USP e bailarina, e com a preparação vocal (além de participação musical e técnica) de Nelson Pitanga, estudante de Pós-Graduação do Instituto de Física da USP e músico, no dia 02 de julho será compartilhado publicamente a primeira etapa dessa criação. O Objetivo é que em novembro de 2019 o trabalho seja apresentado na íntegra.

O experimento utiliza um misto de linguagens: teatro, dança, música, artes visuais e se assume como inacabado e impreciso. O trabalho será retomado no segundo semestre e está aberto a novos participantes pelo formulário: https://goo.gl/forms/redMw6913WVohIOX2

Após a apresentação haverá conversa com o prof. Ruy Sardinha, do IAU-USP que falará sobre os aspectos filosóficos das urgências contemporâneas, da impossibilidade do ócio, dos preconceitos, da exacerbação do ódio, da xenofobia e de outros extremismos, a partir da apreciação do experimento.

João Cabral nos apresenta um poema trágico (auto de natal pernambucano). O herói Severino é um retirante que foge da seca e da fome, porém, só encontra a morte em sua fuga. Até que ele presencia o nascimento de um filho de retirantes, severinos iguais a ele. O nascimento é apresentado em forma de presépio, com a chegada das pessoas para presentear o recém-nascido. Na nossa revisita ao poema Severino se torna um refugiado e toma uma dimensão global.

“O Show Opinião surgiu após o Golpe de Estado de 1964. Com o aumento da repressão da ditadura militar no Brasil, o grupo do Teatro de Arena de São Paulo se separou e seus integrantes foram morar em outros estados. Augusto Boal passou um tempo na cidade de Poços de Caldas (MG) e, em seguida, foi para o Rio de Janeiro. Nessa época, se uniu a membros do CPC da UNE (Centro Popular de Cultura da União Nacional de Estudantes) para criar um espetáculo como resposta à ditadura.A resistência contra o governo militar se organizava na cidade e um dos espaços de efervescência político-cultural era o restaurante Zicartola, mantido por Cartola e sua mulher, Dona Zica. O local era o ponto de encontro de sambistas de destaque, dentre eles Nara Leão, Zé Ketti e João do Vale. Daí surgiu o Show Opinião, no qual cantores, cantando, contariam suas histórias.
–Nosso show-verdade era diálogo: João lia a carta que escreveu ao pai, ao fugir de casa, menino; lia para Nara, lágrimas rolando, lágrimas que vestiam suas palavras. Nara respondia com ternura, olho no olho, carinhosa: ‘Carcará. Pega, mata e come’.” (Augusto Boal em sua autobiografia, “Hamlet e o filho do padeiro”) — (Fonte: https://institutoaugustoboal.org/tag/show-opiniao/)

Realização:
TUSP – Teatro da USP da Pró- Reitoria de Cultura e extensão – que este ano completa 10 anos de trabalho no interior do estado (esta atividade integra o programa comemorativo de 10 anos do TUSP no interior).

Apoio: Centro Cultural da USP de São Carlos e do Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão da USP de São Carlos

Data: 02/07/19
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural da USP de São Carlos – 2 º piso – sala experimental do TUSP