Observatório da USP em São Carlos tem observação noturna de astros aos finais de semana

Com noites longas e clima seco, o inverno é uma das melhores estações para observação noturna dos astros; atividade acontece no Observatório Dietrich Schiel, aos finais de semana, das 20 às 22 horas

Céu de inverno favorece observação dos astros no céu – Foto: Freepik

No Hemisfério Sul, o inverno é a estação mais aguardada para quem gosta de astronomia. As noites longas e o clima seco tornam as noites da estação as melhores para se observar o céu. Para aproveitar este momento, o Observatório Dietrich Schiel, do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos, promove aos finais de semana a Observação Noturna dos Astros, quando as principais constelações e astros da noite poderão ser observados a olho nu e através de telescópios, com acompanhamento e explicações feitos pela equipe do Observatório.

A atividade acontece aos sábados e domingos, das 20 às 22 horas, e para participar não é necessário agendamento, basta comparecer ao Observatório e aguardar a vez de ser atendido. Serão organizados grupos com número reduzido de pessoas para evitar aglomeração. A atividade depende de condições meteorológicas favoráveis. Em caso de céu nublado ou chuva, não será possível fazer a observação.

Para entrada no evento, o único requisito é o uso de máscara facial cobrindo nariz e boca, obrigatório a todos os visitantes. Além disso, o acesso às dependências do CDCC, prédio sede e Observatório na área 1 da USP só é permitido com a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19. Crianças menores de 12 anos estão dispensadas da apresentação de comprovante de vacinação.

Durante a atividade, os organizadores também orientam sobre o distanciamento das pessoas que não são do seu grupo familiar ou de convívio.

O Observatório Dietrich Schiel fica na área 1 da USP em São Carlos, com acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Informações pelo telefone (16) 3373-9191 ou acesse www.cdcc.usp.br

Acompanhe também as redes sociais do Observatório no Facebook: https://www.facebook.com/cdcccda

Por Jornal da USP – Com informações do CDCC

VEJA TAMBÉM ...