Observatório digital de São Carlos quer promover ações transformadoras na região

Parceria da Universidade Federal de São Carlos com a USP compartilha conhecimento científico e tecnológico produzido pela academia, órgãos governamentais e instituições locais

Cidade de São Carlos, em São Paulo – Foto: Pixabay

Em dezembro do ano passado, foi inaugurada a plataforma Observa Sanca, um observatório digital que disponibiliza o conhecimento científico, tecnológico e o saber local sobre o município de São Carlos, localizado no interior de São Paulo. A iniciativa é desenvolvida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), ambos da USP em São Carlos.

No portal, é possível consultar informações sobre a cidade e região, produzidas pela comunidade acadêmica, escolas, órgãos governamentais e não governamentais, instituições locais e coletivos. O objetivo é apoiar a tomada de decisão, replicando inovação, fomentando políticas públicas e inspirando pessoas para a realização de ações educativas e transformadoras para a sociedade.

Com início em 2020, o projeto vem sendo realizado por uma equipe multidisciplinar que envolve, além das Ciências Ambientais e Arquitetura e Urbanismo, áreas como Biblioteconomia, Computação e Pedagogia.

Plataforma Observa Sanca – Foto: Reprodução

O conteúdo da plataforma Observa Sanca é apresentado em três formatos: imagens, mapas e textos. É possível ter acesso a mapas do município de São Carlos sobre relevo, geologia, usos do solo, vegetação, aspectos socioeconômicos, viários, entre outros. Na seção de textos, serão disponibilizados documentos escritos, como artigos científicos, trabalhos técnicos, projetos, leis e notícias.

O site deverá ser sempre atualizado com inserção de novas informações e a comunidade também será convidada a compartilhar documentos e outras formas de linguagem e comunicação, como, por exemplo, depoimentos. O material pode ser enviado pelo e-mail do projeto: observasanca@ufscar.br.

Por Jornal da USP