ODS 14: Mesa-redonda aborda sustentabilidade oceânica e costeira

Cobrindo dois terços da superfície terrestre, os oceanos e mares são a fonte de vida do planeta e atuam como regulador do sistema climático global.  Os esforços atuais para proteger os oceanos, os ambientes marinhos e a pesca de pequena escala não estão atendendo aos requisitos para proteger estes recursos vitais. A conclusão é do relatório emitido em abril de 2020 pelo Conselho Econômico e Social da ONU, sobre o progresso em direção ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 14 (ODS 14) que se refere à conservação e uso de forma sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.

Foto: Matt Hardy/Pixabay. Clique duas vezes para acessar o link de transmissão.

Em face da importância do assunto, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza no dia 18 de agosto, quarta-feira, às 17 horas, pelo canal do Youtube, discussão com a participação dos pesquisadores: Letícia Veras Costa Lotufo, Alexander Turra e Roberto Gomes de Souza Berlinck.

Os participantes

Letícia Veras Costa Lotufo  é professora Titular do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e membro da coordenação do programa Biota-Fapesp. Atua na pesquisa pelo desenvolvimento sustentável de novos fármacos a partir da biodiversidade brasileira, em especial no ambiente marinho, onde vem desenvolvendo projetos para o conhecimento da biodiversidade microbiana e do seu potencial biotecnológico.

Alexander Turra é professor Titular do Instituto Oceanográfico da USP e Coordenador UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano com sede na USP.  Atua na pesquisa interdisciplinar e integrada, com foco em temas como governança, manejo integrado e conservação marinha, impacto ambiental marinho, mudanças climáticas, poluição marinha (lixo nos mares) e estrutura e funcionamento de ecossistemas marinhos.

Roberto Gomes de Souza Berlinck é professor Titular do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP onde coordena o Grupo de Química Orgânica e Sistemas Biológicos. Foi membro da Coordenação do Programa BIOTA-FAPESP entre 2009 e 2020. Seus interesses de pesquisa incluem a química e biologia do metabolismo secundário de organismos vivos, principalmente de invertebrados marinhos e micro-organismos, abrangendo a descoberta de moléculas biológicas bioativas, a biossíntese e síntese de metabólitos secundários e biotecnologia marinha e microbiana.

Semana de Química

A mesa-redonda é um pré-evento da Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” (SEMAQ) que acontece de 18 a 22 de outubro e tem como tema Sustentabilidade oceânica e costeira: explorando as profundezas da Química.

A SEMAQ é coordenada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC-USP, presidida pela professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, e conta com a organização da Comissão Discente (COD), presidida pela graduanda Beatriz Regina Albiero.

Contato: ccex@iqsc.usp.br

Serviço:
Mesa-redonda
“Por que falar sobre sustentabilidade oceânica e costeira?”
18 de agosto de 2021, 17 horas
Inscrição para emissão de certificado: clique aqui.
Transmissão: clique aqui.

Por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC-USP