Oficina explica plataforma Arquigrafia para estudantes e profissionais de arquitetura

Atividade sobre o ambiente colaborativo de imagens de arquitetura na web é gratuita e acontece on-line; ação faz parte de evento que reunirá professores e estudantes de pós-graduação e profissionais de arquitetura de todo o País

Oficina explica plataforma colaborativa de imagens de arquitetura na web – Foto: Divulgação/Arquigrafia

Um dos eventos mais significativos no País para a área de arquitetura e urbanismo, o 7º Encontro da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Enanparq) vai apresentar em sua programação a plataforma colaborativa de imagens de arquitetura chamada Arquigrafia, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Uma atividade prática acontece de forma on-line no dia 26 de outubro, das 8h às 10h30, com o nome Oficina Exploratória Arquigrafia 4.0, realizada pelos professores Artur Rozestraten, Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno e Leandro Velloso, todos da FAU. Podem participar estudantes e profissionais de arquitetura, com inscrições gratuitas pelo formulário on-line neste link.

Coordenador do projeto temático Fapesp Experiência Arquigrafia 4.0, Rozestraten diz que a partir da oficina será possível dialogar com um grupo de pesquisadores, docentes e/ou pós-graduandos e profissionais arquitetos e urbanistas a respeito de interações futuras do sistema www.arquigrafia.org.br. “São pessoas que estão pensando em um projeto de pós (mestrado ou doutorado), ou já estão no pós-doutorado ou ainda atuam como docentes nos programas de pós-graduação no Brasil, na América Latina ou no mundo lusófono. Durante as oficinas poderemos interagir e ouvir este grupo sobre alguns aspectos específicos dos desafios do Arquigrafia 4.0. Um destes aspectos é justamente como o Arquigrafia poderia se relacionar com outras redes sociais que contêm imagens, especialmente o Facebook e o Instagram”, destaca o professor.

A oficina vai propor uma abordagem projetual exploratória, desenvolvida de forma esquemática em um curto intervalo de tempo. Com isso, espera-se que a oficina traga propostas e sugestões sobre o que seria possível realizar considerando relações em mão dupla entre o Arquigrafia e as redes sociais mencionadas. “No final da atividade nós pretendemos ter uma série de propostas, como estudos preliminares, esboços de projetos de como os participantes entendem que tais conexões poderiam ser  realizadas”, finaliza Rozestraten. Estas proposições irão tanto embasar um debate sobre as naturezas distintas entre plataformas colaborativas e redes sociais, quanto também resultarão em parâmetros propostos pelos usuários para futuras implementações no Arquigrafia.

Sobre o evento

O Enanparq, que será realizado de 7 a 11 de novembro, visa a contribuir para o incentivo às atividades inerentes à formação, à pesquisa, à extensão, à cultura e ao desenvolvimento cultural e tecnológico da área de arquitetura e urbanismo, assim como busca revelar a produção acadêmico-científica e profissional gerada nesse interstício temporal. Organizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, reunirá docentes-pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de IES de todo o País e do exterior e seus orientandos, além de estudantes interessados na pós-graduação na área.

Para outras informações sobre o Enanparq, inscrições e programação do evento, basta acessar o site:  https://www.iau.usp.br/enanparq2022.

Para fazer a inscrição gratuitamente na Oficina Exploratória Arquigrafia 4.0 clique aqui.

Por Ulysses Varela, jornalista bolsista JC-3 Fapesp junto ao projeto Experiência Arquigrafia 4.0

Jornal da USP