Inscrições: Cursos para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A partir do dia 12 de fevereiro de 2019, estarão abertas as inscrições para os minicursos preparatórios para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica do Observatório Dietrich Schiel do CDCC/USP – São Carlos.

Objetivo: por meio de aulas expositivas e atividades práticas, preparar os alunos de ensino fundamental e ensino médio para as provas de níveis 3 e 4 da XXII OBA (edição 2019)

Público-alvo: alunos da rede de ensino interessados em prestar a prova da OBA ou em adquirir conhecimentos na área de Astronomia e Astronáutica, distribuídos nos dois cursos oferecidos:
· curso de nível 3: alunos do Ensino Fundamental 2 (5ª à 8ª séries ou 6º ao 9º anos);
· curso de nível 4: alunos do Ensino Médio.

Duração: tanto para o curso de nível 3 (Ensino Fundamental 2) quanto para o nível 4 (Ensino Médio), a duração é de oito semanas, estendendo-se de 16 de março a 11 de maio, sempre aos sábados. Atenção: não haverá aulas no dia 20 de abril em virtude do feriado da Sexta-Feira Santa. Carga horária de 16 horas.

Horários: aos sábados, sendo que:
· curso para o nível 3 (Ensino Fundamental 2): das 09h00 às 11h00
· curso para o nível 4 (Ensino Médio): das 14h00 às 16h00

Local do minicurso: dependências do Observatório Dietrich Schiel: Campus 1 da USP de São Carlos (SP), acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Inscrições: do dia 12 de fevereiro ao dia 14 de março de 2019. As inscrições são feitas mediante formulário eletrônico on-line, cujo acesso é solicitado via e-mail, por telefone ou pessoalmente.
· E-mail para solicitar a inscrição (enviaremos o link para o formulário eletrônico): cda@cdcc.usp.br
· Telefone: (16) 3373-9191, de segunda-feira a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas
· Pessoalmente: comparecer às dependências do Observatório (ver “Local dos cursos”, acima) nos mesmos horários do atendimento telefônico.
Para a inscrição é necessário fornecer:
· nome,
· data de nascimento,
· nome do pai, mãe ou responsável,
· e-mail,
· telefone do pai mãe ou responsável e
· nome da escola em que está matriculado.

Número de Vagas: 40 vagas para o curso de nível 3 (Ensino Fundamental 2) e 40 vagas para o curso de nível 4 (Ensino Médio). Atenção: caso o número de inscritos em cada um dos dois cursos seja inferior a 10 pessoas o curso fica automaticamente cancelado.

Ministrantes: equipe de monitores do Setor de Astronomia CDA/CDCC/USP.
Curso gratuito e com certificado: Ao final será concedido um certificado de participação para quem obtiver um mínimo de 85% de presença (presença em pelo menos sete das oito aulas oferecidas).

Mais informações:
Site: http://www.cdcc.usp.br/cda/cursos/2019/index.html