Oportunidade de pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC

Até o dia 28 deste mês, estão abertas as inscrições para o processo seletivo visando escolher um estudante de pós-doutorado  para atuar no projeto temático internacional intitulado SAFEWATER Devices Translation and Implementation (SAFEWATER Translate) financiado pelo Global Challenges Research Fund (GCRF) UK Research and Innovation (Grant Ref: EP/T015470/1).

O projeto é realizado em com várias instituições ao redor do mundo e no Brasil está sob responsabilidade da professora do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), Lyda Patricia Sabogal Paz.

Está disponível uma vaga para candidatos(as) com formação em engenharia ambiental ou engenharia civil ou biologia ou afins, com doutorado em saneamento ou em microbiologia ou afins, que tenha trabalhado com detecção de Coliformes totais e Escherichia coli em matrizes ambientais. Os candidatos devem ter perfil específico necessário às necessidades do projeto, que pode ser consultado aqui.

Os interessados, que tenham o perfil desejado pelo projeto, deverão enviar o Currículo Lattes atualizado e uma carta de recomendação do orientador(a) do doutorado para a professora Lyda ao endereço eletrônico lysaboga@sc.usp.br.

Os candidatos escolhidos serão entrevistados em 29 de outubro, via Google Meet (horário a ser combinado), e notificados nesse mesmo mês para iniciar as atividades a partir de novembro de 2021.

O valor mensal da bolsa será de R$ 6 mil, com duração até 31 de março de 2022, e estágio probatório com duração de um mês.

Resumo do projeto SAFEWATER Translate

Cerca de dois bilhões de pessoas no mundo geralmente bebem água que não é segura devido à contaminação fecal, colocando-as em alto risco de doenças transmitidas pela água como cólera, febre tifoide e outras doenças diarreicas. A diarreia é uma das principais causas de mortalidade abaixo de cinco anos, com 58% das doenças relacionadas à diarreia atribuídas ao acesso inadequado à água potável, ao saneamento e à higiene. Existe uma necessidade real e urgente de desenvolver e implantar tecnologias que possam determinar fácil e rapidamente se as fontes de água são seguras para beber. No projeto GCRF SAFEWATER, a Universidade Ulster vem trabalhando com parceiros na Colômbia, no México e no Brasil para desenvolver dispositivos de Internet of Things (IoT) que podem ser usados para determinar a qualidade microbiológica da água em comunidades rurais, sem acesso a laboratórios de microbiologia ou equipe qualificada. Os resultados iniciais com protótipos alfa são muito promissores e é necessário acelerar o desenvolvimento dessa tecnologia para que ela possa ser implementada para a determinação da qualidade da água em outras regiões em desenvolvimento. O projeto SAFEWATER Translate desenvolverá protótipos da fase Beta e serão testados no Brasil, na Colômbia e no México com os atuais parceiros SAFEWATER. Também serão testados no Malawi e no Nepal. Ao final do projeto meses, pretende-se ter uma solução robusta para o monitoramento da qualidade da água em regiões remotas do mundo, sem acesso a laboratórios ou equipe qualificada. Igualmente, serão explorados os caminhos para a implementação, considerando parcerias e a rota mais eficaz para causar um impacto real com soluções de alta tecnologia para proteger as pessoas mais vulneráveis da terra.

Confira todos os detalhes do processo seletivo no edital.