Pandemia fica estável novamente em São Paulo

Número de casos e óbitos caíram, apesar da tendência de alta na média de internações por covid-19, segundo dados da semana epidemiológica de 15 a 21 de maio

Os dados da semana epidemiológica mais recente (15 a 21 de maio) revelam um quadro de estabilidade da pandemia no Estado de São Paulo. A média de novos casos recuou pela segunda semana seguida, e a média diária de mortes voltou a cair (18%), após um aumento expressivo registrado na semana anterior. A média de novas internações, por sua vez, cresceu pela quinta semana seguida — em enfermarias e UTIs, mas ainda em níveis muito abaixo do pico da onda ômicron do início do ano, o que reflete a eficácia das vacinas em evitar o surgimento de quadros graves da doença, segundo especialistas. Cerca de 94% da população acima de 5 anos no Estado já está com esquema vacinal completo, incluindo 58% das crianças com até 11 anos. A dose de reforço é fortemente recomendada para adultos, como uma camada extra de proteção contra a doença.

Os dados estão detalhados no Boletim Epidemiológico USP-Covid desta semana.

A vacinação continua sendo a medida mais importante de proteção individual e coletiva contra a doença, incluindo a dose de reforço, que já está disponível para todas as faixas etárias. Lembrando que a dose de reforço passará a ser obrigatória para acesso aos campi da USP a partir do segundo semestre deste ano, segundo comunicado oficial divulgado no último dia 13.

A Comissão Assessora de Saúde da USP monitora a pandemia e optou por manter, por enquanto, a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados da universidade. As máscaras também seguem obrigatórias no transporte público e nos serviços de saúde, por determinação do Estado. Em ambientes abertos o uso não é obrigatório, mas recomendado, sempre que houver aglomeração de pessoas.

O Boletim Epidemiológico USP-Covid é publicado toda quarta-feira. Mais informações no site USP Retorno Seguro: https://retornoseguro.usp.br.

Por Herton Escobar – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...