Pandemia perde força novamente no Estado de São Paulo

Números de casos, mortes e internações estão em queda desde o início de fevereiro, como mostra o último “Boletim Epidemiológico USP-Covid”

Os dados da semana epidemiológica mais recente (20 a 26 de março) mostram que a situação da pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo continua melhorando, graças ao avanço da vacinação. Todos os indicadores seguem em queda, relativamente à semana epidemiológica anterior: novos casos (-4%), novas internações (-22%) e óbitos (-20%), como mostra o mais recente Boletim Epidemiológico USP-Covid, divulgado nesta quarta-feira, 30 de março.

Excluindo-se o efeito estatístico do carnaval (que causou um acúmulo artificial de notificações na semana seguinte ao feriado), pode-se dizer que esses indicadores estão em queda no Estado desde o início de fevereiro. Mais de 90% da população elegível do Estado já está com esquema vacinal completo.

O governo paulista revogou integralmente a obrigatoriedade do uso de máscaras no Estado em 17 de março, mas elas permanecem obrigatórias em ambientes fechados na USP, por recomendação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria. Por conta da grande circulação de alunos, docentes e funcionários, recomenda-se também o uso de máscaras em ambientes abertos, sempre que houver concentração de pessoas. Apenas pessoas vacinadas estão autorizadas a frequentar os campi.

O Boletim Epidemiológico USP-Covid é publicado toda quarta-feira, com base em dados fornecidos pelo Comitê Científico do governo do Estado. A íntegra do boletim pode ser acessada neste link.

Os boletins anteriores e mais informações sobre protocolos de segurança estão disponíveis no site USP Retorno Seguro: https://retornoseguro.usp.br.

Por Herton Escobar – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...