Para o novo diretor da EESC, engenharia deve estar interligada aos desafios globais

Fernando Martini Catalano tomou posse como novo diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), ao lado do novo vice-diretor Antônio Nélson Rodrigues da Silva

O novo diretor Fernando Martini Catalano (no púlpito) durante a cerimônia de sua posse, ao lado do professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Os professores Fernando Martini Catalano e Antônio Nélson Rodrigues da Silva tomaram posse, no dia 20 de abril, como novos diretor e vice-diretor, respectivamente, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que, neste mês, completa 70 anos de existência. A cerimônia foi realizada no Anfiteatro Jorge Caron, no Espaço Minerva, e reuniu dirigentes, professores e servidores técnicos e administrativos das unidades do campus, além de autoridades municipais, estaduais e federais.

“A engenharia tem papel fundamental na história do mundo. A engenharia tem sido parte fundamental do progresso humano, desde a criação de ferramentas simples e o aproveitamento do fogo até o desenvolvimento de tecnologias mais complexas, como a internet e as viagens espaciais”, afirmou Catalano.

O novo diretor destacou que os dias atuais exigem que a engenharia esteja interligada ao desenvolvimento humano, principalmente no que diz respeito às questões relacionadas aos desafios globais, como mudanças climáticas, pobreza e proteção do meio ambiente. “Só recorrendo à ciência tem sido possível abrir caminhos para ações mais assertivas. Quanto mais intensas as necessidades de novas descobertas e soluções, mais se torna importante o campo de trabalho da ciência, da tecnologia e das engenharias. Trabalho este que a USP faz com maestria. O ensino de engenharia tem que promover não só a conscientização do problema ambiental, mas a solução do problema”, destacou.

Após a cerimônia de posse, na praça ao lado do bloco E-1, foi realizado o lançamento do sétimo pórtico do Portal Décadas da EESC – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior ressaltou que a escola tem sido um modelo para as demais Unidades de Ensino da Universidade no que tange ao planejamento e à infraestrutura. “Minha visão da EESC é muito positiva e precisamos ter uma escola ativa para podermos ter uma Universidade que consiga modificar a vida dos brasileiros”, disse.

Cápsula do tempo

Após a cerimônia de posse, na praça ao lado do bloco E-1, foi realizado o lançamento do sétimo pórtico do Portal Décadas da EESC. Implantado em 2001, como parte das comemorações do Jubileu de Ouro da escola, o portal é uma escultura interativa, formada por pórticos metálicos vermelhos, cada um representando uma década da história. A obra é de autoria da arquiteta Sônia Lúcia Medeiros da Silva Costardi.

Na sequência, houve o enterramento da cápsula do tempo, com mensagens deixadas pela comunidade da escola, do campus e da cidade, que deverá ser reaberta no centenário da instituição, em 2053.

Quem são

Fernando Martini Catalano é professor titular do Departamento de Engenharia de Aeronáutica da EESC. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela USP (1981), mestrado em Engenharia Mecânica (1988) e doutorado em Engenharia Aeronáutica pela Cranfield University (1993).

Fernando Martini Catalano (à esquerda) e Antônio Nélson Rodrigues da Silva – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Antônio Nélson Rodrigues da Silva é professor titular do Departamento de Engenharia de Transportes da escola. É graduado em Arquitetura (1984) e obteve o título de Mestre (1990), Doutor (1993) e Livre-docente (1998) em Engenharia de Transportes pela EESC.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP