Para que serve um novo material?

Quando um novo material é descoberto, uma das perguntas que precisam ser respondidas é: para que serve?  Tem início então um conjunto de análises para identificar suas características, incluindo os efeitos da temperatura sobre este material – tanto o aquecimento quanto o resfriamento. Estas características, somadas a outras informações é que determinarão os usos mais adequados – e também os mais inadequados.

C_Sem Mariani Ciciliati_termoanalitica

Várias técnicas chamadas termoanalíticas são empregadas na análise do comportamento do material; cada uma delas é adequada para avaliar determinada característica ou propriedade.  Mariani Ciciliati informa que dentre as técnicas mais conhecidas estão a termogravimetria (TGA), a análise térmica diferencial (DTA) e a calorimetria exploratória diferencial (DSC). “Estas técnicas oferecem ampla gama de aplicações quando consideradas individualmente ou em conjunto entre si e com outras técnicas instrumentais, porém ainda são desconhecidas por muitos pesquisadores e profissionais”, afirma.

Em seminário que profere no dia 25 de agosto, às 10 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, Mariani abordará os princípios da análise térmica e quais suas principais aplicações.

Mariani Armagni Ciciliati graduou-se em Química pela Universidade Estadual de Maringá, onde também fez seu mestrado com ênfase em síntese e caracterização de nanopartículas metálicas. Sob orientação do Prof. Dr. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro, do Laboratório de Análise Térmica, Eletroanalítica e Química de Soluções (LATEQS), desenvolve seu doutorado com ênfase em análise térmica aplicada a fármacos anti-hipertensivos da classe dos beta-bloqueadores.

Seminário

“Análise térmica: aspectos fundamentais e aplicações”

Mariani Armagni Ciciliati (doutoranda junto ao IQSC-USP)

25/08/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP

Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1

Inscrições gratuitas abertas aos interessados.

Contato: (16) 3373-9909

texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

foto: Roegger/Pixabay CC0