Paróquia São Sebastião recebe concerto da USP Filarmônica com obras de Castelnuovo-Tedesco, Haydn e Fortaleza

O concerto é gratuito e comemora os 50 anos do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP).

José Gustavo Julião de Camargo. Foto: acervo pessoal

Na quarta-feira, dia 26 de abril, às 20h, a USP Filarmônica apresenta um concerto sinfônico na Paróquia de São Sebastião em São Carlos com execução de obras do brasileiro Rafael Fortaleza, do italiano Mario Castelnuovo-Tedesco e do consagrado compositor austríaco Joseh Haydn.

O solista convidado é o violonista Gustavo Silveira Costa (Professor Doutor do Departamento de Música da USP de Ribeirão Preto), que interpretará a obra Concerto nº 1 para Violão e Orquestra de Castelnuovo, com seus três movimentos, composta em 1939 e considerada uma das obras sinfônicas para violão e orquestra mais importantes do século XX.

Gustavo Silveira Costa. Foto: acerto pessoal

Sob regência do maestro José Gustavo Julião de Camargo, a USP Filarmônica executa ainda, a obra Abertura Clássica, do compositor ribeirão-pretano Rafael Fortaleza (ex-aluno do Departamento de Música da USP de Ribeirão Preto), e a Sinfonia nº 86 de Joseph Haydn, com quatro movimentos, que faz parte das Sinfonias de Paris, compostas em 1785 e 1786.

Como sempre em seus concertos, a USP Filarmônica recebe o público de forma livre e gratuita, sem necessidade de convites e nem de retirada de ingressos. A Paróquia São Sebastião fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 2371, no Centro de São Carlos.

A apresentação faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), que conta com uma agenda de atividades que se estenderão ao longo de 2023.

A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos e conta com o apoio das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária, de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e Inovação e de Inclusão e Pertencimento da USP.

167ª Concerto da USP Filarmônica – Paróquia São Sebastião (São Carlos)

Data: 26/04 (quarta-feira)
Local: Rua Av. Dr. Carlos Botelho, 2371 – Centro, São Carlos
(interessados podem doar alimento não perecível)