Perspectivas para 2019 são temas da reunião de dirigentes da USP

Este foi o terceiro encontro promovido pela Reitoria este ano e reuniu mais de 100 diretores da Universidade

Participantes da Reunião dos Dirigentes da USP, realizada no campus de Pirassununga USP Imagens

Relatar os trabalhos desenvolvidos durante 2018 e apresentar ideias de ações futuras para o próximo ano foram os dois principais objetivos da Reunião dos Dirigentes da USP, realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, no campus USP “Fernando Costa”, em Pirassununga.

O evento reuniu mais de 100 participantes, entre diretores de unidades, institutos especializados, museus e outros órgãos. Esse foi o terceiro encontro promovido pela atual gestão da Reitoria, que tomou posse em janeiro.

O reitor da Universidade, Vahan Agopyan, deu início à reunião destacando que “a gestão da USP é uma tarefa de todos nós, porque cada um de vocês participa não apenas no Conselho Universitário, mas executando suas atividades no dia a dia da Universidade. Nas duas reuniões anteriores [em fevereiro e em julho], apresentamos nossas ideias. Hoje, vamos apresentar os resultados de alguns dos projetos desenvolvidos ao longo de 2018 e levantar tópicos para ouvir as opiniões de vocês sobre novos projetos para 2019”.

O reitor Vahan Agopyan (ao microfone) falou sobre os projetos desenvolvidos pela gestão durante o ano de 2018

Acompanhe, a seguir, um breve resumo de algumas das apresentações realizadas durante os dois dias da reunião.

Desenvolvimento social

Antonio Carlos Hernandes

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes apresentou as ações desenvolvidas dentro do Programa USP Municípios, que tem como objetivo criar ambientes de inovação e pôr em prática projetos e ações que promovam o desenvolvimento de municípios e suas regiões, com a formação estratégica de qualificação profissional para os jovens e o fortalecimento das economias criativas.

Hernandes contou que, desde que o programa foi lançado em outubro no campus de Pirassununga, foram promovidos encontros para apresentar o projeto a prefeitos de Ibitinga, Pedreira e Guarulhos e suas respectivas microrregiões. Para 2019, as atividades deverão ser intensificadas.

Edmund Chada Baracat

Inovações

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, falou sobre os projetos desenvolvidos no âmbito da Pró-Reitoria e as inovações implementadas no Vestibular deste ano, como a uniformização das modalidades de vagas – Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI) – para a inscrição na Fuvest e no Sisu.

Baracat também mencionou o trabalho da Comissão de Acompanhamento da Política de Inclusão na USP e a proposta de modernização e inovação das estruturas curriculares dos cursos de graduação.

Carlos Gilberto Carlotti Junior

Redesenho

O pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, deu destaque ao protocolo de intenções assinado entre a USP e a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no dia 12 de dezembro, que permitirá à Universidade a reorganização da oferta dos cursos de pós-graduação de Mestrado e Doutorado.

As mudanças, que ainda serão discutidas com a comunidade acadêmica, consistem, principalmente, no redesenho da estrutura dos programas de pós-graduação, valorizando a formação no nível de doutorado, a mobilidade nacional e internacional dos estudantes nesse nível e os estágios de pós-doutorado.

Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado

Comunidade

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, fez uma retrospectiva das ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria, dentre elas, a promoção de duas edições do Apolo’s Day, encontros para aprimorar o sistema que centraliza a gestão das atividades de extensão universitária da USP.

Dentro da perspectiva de novos projetos para 2019, Maria Aparecida citou o lançamento de um edital, ainda no mês de dezembro, para apoiar iniciativas empreendedoras que impactem na comunidade onde foi aplicada.

Sylvio Roberto Accioly Canuto

Inteligência artificial

Os principais indicadores da USP relacionados à produção científica foram o mote da apresentação do pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto. Segundo ele, a USP publica mais de 14 mil artigos por ano, o que representa a quinta maior produção entre as instituições de pesquisa do mundo, segundo a publicação “Mundo da Pesquisa 2015”, editada pela Elsevier.

Canuto também se referiu ao edital de Apoio a Projetos que Façam Uso de Sistemas Digitais Inteligentes, que vai investir recursos da ordem de R$ 1 milhão em pesquisas relacionadas à área de inteligência artificial. Os selecionados deverão ser divulgados nos próximos dias.

Luiz Gustavo Nussio

Economia

O coordenador da Administração Geral (Codage) e diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Luiz Gustavo Nussio, abordou as ações voltadas para a economicidade dos processos administrativos, como a otimização e redução de custos nos contratos nas áreas de locação de veículos, reprografia, telefonia móvel, entre outros.

O coordenador comemorou, “com os pés no chão”, o fato de a USP fechar o ano de 2018 com comprometimento do orçamento com folha de pagamento abaixo dos 90%, o menor índice nos últimos quatro anos.

Luiz Roberto Serrano

Comunicação

A importância de uma comunicação eficaz entre os cientistas e os jornalistas foi o tema da explanação do superintendente de Comunicação Social (SCS), Luiz Roberto Serrano. A SCS está lançando o guia on-line De cientista para jornalista – noções de comunicação com a mídia, de autoria das jornalistas Luiza Caires e Aline Naoe.

A ideia do material é mostrar a estrutura de comunicação da USP e os canais de contato com a imprensa, além de oferecer orientações práticas e informações sobre o funcionamento dos veículos de comunicação.

Por Adriana Cruz da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP

Foto: Marcos Santos / USP Imagens