Pesquisa ajuda a identificar, pelo aroma, mangas com distúrbio do colapso interno

Uma pesquisa desenvolvida pela Unesp, em parceria com a Embrapa, o IQSC-USP, a UFSCar e o Ceagesp, promete ajudar a identificar mangas que estejam com o chamado colapso interno, um problema grave que afeta os frutos causando prejuízos para produtores e comerciantes.

Foto: Amanda Akashi

Pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), participaram do estudo o professor Stanislau Bogusz Junior, além das alunas Pamela Aparecida Grizotto e Giovana Brait Bertazzo.

Por meio do aroma, cor, firmeza e de alguns compostos voláteis emitidos pela manga, é possível obter informações sobre as alterações fisiológicas causadas pelo distúrbio e identificar quais frutos não estão saudáveis antes mesmo de descascá-los.

Esse colapso interno é o causador do amadurecimento prematuro, do aspecto gelatinoso na polpa da manga, da cor mais escura, do sabor mais adocicado e do amolecimento da casca. Apesar de uma série de consequências, é um distúrbio fisiológico de difícil dectecção externa, notado normalmente apenas na hora do consumo.

O artigo Fruit quality parameters and volatile compounds from ‘Palmer’ mangoes with internal breakdown  foi publicado na revistas cientificas Food Chemistry.

Para mais detalhes sobre o trabalho, acesse aqui a matéria da Embrapa Instrumentação.

Por Fabrício Santos/IQSC

VEJA TAMBÉM ...