Pesquisador do IQSC completa 70 anos e instituição comemora

Durante a última reunião da Congregação, realizada on-line, o Diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, professor Emanuel Carrilho, homenageou o Professor Titular Fernando Mauro Lanças em sessão aberta a todos: “no dia 6 de dezembro o professor Lanças completou 70 anos, dos quais 40 e tantos dedicados ao Instituto de Química e São Carlos”, informou .

Professor Titular Fernando Mauro Lanças. Foto: laseac2019.furg.br e Pixabay adaptada por Comunicação IQSC

Seguiu afirmando ter gratidão pelo pesquisador, de quem foi aluno de Iniciação Científica, “pela paciência corrigindo meus primeiros relatórios Fapesp, que vinham completamente tingidos de vermelho de tanta correção. Hoje eu vejo o quanto eu escrevia mal e o professor Lanças me ajudou nesse caminho”.  Lembrou que ingressou na carreira acadêmica como professor do IQSC por indicação do pesquisador, que na época tinha uma vaga outorgada ao Grupo que ainda lidera e que mais tarde o mesmo pesquisador também o incentivou a criar o próprio grupo e a fazer doutorado e pós-doutorado no exterior. “Não tenho outras palavras senão expressar minha gratidão ao professor Lanças e parabenizá-lo por toda sua trajetória de dedicação”.  Acrescentou que o pesquisador foi reconhecido pela revista The Analytical Scientist como um dos Químicos Analíticos mais influentes da América Latina em 2020 e seu nome está nas duas listas dos 100 mil pesquisadores mais produtivos (na carreira e no ano de 2019) segundo publicação recente na PLOS Biology.

Na sequência, exibiu homenagem elaborada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, presidida pela Professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, que reuniu relatos de alguns ex-alunos do professor Lanças. “Uma grande instituição como a nossa se faz com muito trabalho individual e colaboração e também com muita dedicação e inspiração e você, professor Fernando Mauro Lanças, é uma grande inspiração para todos nós” afirma a pesquisadora em vídeo disponível no Youtube.

O professor Lanças agradeceu a homenagem “belíssima e extremamente carinhosa” pela qual não esperava, afirmou.  Informou que o Professor Emanuel Carrilho foi seu primeiro aluno de Iniciação Científica junto com Marcelo Cavichioli e lembrou que “o mestrado feito na época, hoje é um tema bastante falado: cromatografia com fluído supercrítico”.  Agradeceu a Instituição “que me deu a oportunidade de abraçar aquilo que eu gostaria de fazer”, referindo-se ao ensino e à pesquisa que, segundo afirmou, sempre o motivaram muito. Agradeceu ao apoio prestado pela Petrobrás na construção do laboratório de pesquisa do Grupo de Cromatografia.  Sobre sua contribuição administrativa afirmou: “dei minha contribuição no momento certo, com a quantidade certa, e a gente tem que dar oportunidade para os outros”.  Complementou que essa distribuição de tarefas “é muito bem feita e equilibrada no IQSC, a renovação tem acontecido o que tem sido muito positivo para a nossa instituição”.  Agradeceu também aos alunos, ex-alunos e colaboradores a quem se referiu como sua segunda família: “foram eles que fizeram o Grupo e deram a condição para que eu pudesse desenvolver a parte de pesquisa e ensino, portanto gosto, gostei de fazer e faria de novo da mesma forma começando do zero amanhã, sem qualquer sombra de dúvida”.   Agradeceu também a Profa. Maria Olímpia pelo “trabalho excelente frente à Comissão [de Cultura e Extensão]” e pela coordenação da homenagem.  “Lembro sempre que a maior homenagem que a gente tem é a dos colegas”, afirmou ressaltando a importância do reconhecimento em vida.  “Meu profundo agradecimento a todos e a cada um de vocês e uma coisa é certa: tenho 70 anos e estou com a mesma vontade que eu tinha quando comecei com 27 anos no IQSC… exatamente a mesma vontade, continuo o meu trabalho da mesma forma, poderia estar aposentado há uns 10 anos, e só não o faço porque ainda gosto muito do que faço e vou continuar me dedicando o quanto puder à Instituição”, finalizou.

O professor Hamilton Varela, vice-Diretor, parabenizou o pesquisador.  O professor Roberto Berlinck, atual Presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG) parabenizou o pesquisador “pela carreira e por sua enorme contribuição ao Instituto de Química de São Carlos”, lembrando que o professor Lanças foi o primeiro Presidente da CPG após a separação do então IFQSC, “o que fez da pós-graduação do Instituto excelência”.

A professora Janete Yariwake parabenizou o pesquisador e afirmou que “certamente minha trajetória acadêmica deve muito a sua parceira como pesquisador”, lembrando que foi pós-doutoranda junto ao Grupo de Cromatografia, quando teve seus primeiros projetos Fapesp.  “Do ponto de vista pessoal, 70 anos realmente merece aniversário com bolo, festa, muita saúde, principalmente agora neste momento. Parabéns!”

O professor Benedito dos Santos Lima Neto, Chefe de Departamento, parabenizou o professor Lanças e afirmou, referindo-se ao professor Douglas Wagner Franco, “que ele foi um admirador seu também” pela vontade de pesquisar, foco e dedicação.

A Sra. Helena Ferrari parabenizou o pesquisador e agradeceu “o carinho com que eu fui recebida na ocasião em que foi chefe de departamento” e a disponibilidade com que sempre foi orientada nos procedimentos administrativos.

A professora Eny Maria Vieira disse que o pesquisador foi seu espelho e se disse apaixonada pela Cromatografia graças ao pesquisador. Enfatizou que o seu supervisor de pós-doutorado lhe foi apresentado pelo professor Lanças, pelo que agradeceu. “Continue semeando conhecimento e que essa juventude tenha o Sr. como exemplo”, completou.

Para o professor Éder Tadeu Gomes Cavalheiro, o “professor Lanças sempre foi um exemplo para a gente de como agir, como atuar, fora o currículo maravilhoso de produtividade e tudo o que ele sempre fez. O Fernando é antes de mais nada um exemplo de divulgação, de paciência, de carinho, de ponderação, sempre falando de forma bem colocada, sensata, elegante então, Fernando, te agradeço muito por esse exemplo e por tudo que você também contribuiu para a minha carreira”.  Lembrou ainda que o primeiro artigo científico que publicou teve a revisão da versão em inglês feita pelo pesquisador. “O artigo foi aceito sem correções”, afirmou.  “Minha primeira gratidão vem desse artigo e se estende por toda minha carreira” completou, desejando sucesso e saúde.

O professor Sergio Paulo Campana Filho, enviou “um abraço pela passagem dos seus 70 anos e queria cumprimentá-lo pela trajetória que traçou aqui no nosso Instituto, pelas preciosas e valiosas contribuições que deu a cada um de nós, não só para o Instituto”.  Disse que o pesquisador o recebeu sempre muito bem, agradeceu os anos de convivência e parabenizou o docente.

“Parabéns pelos 70 anos.  É um número bonito de comemorar!”, finalizou o Diretor do IQSC.

 

Por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC

 

VEJA TAMBÉM ...