Pesquisador do IQSC é vencedor do 1º Prêmio Metrohm Young Chemist Award Brasil

A Metrohm Brasil anunciou o vencedor do Prêmio Jovem Químico Cientista de 2018 para Lucyano Jefferson Alves de Macedo, doutorando no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP). Lucyano desenvolve seu projeto de pesquisa com bolsa da FAPESP e sob a supervisão do professor doutor Frank Nelson Crespilho, coordenado do Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces.

A pesquisa do Lucyano apresenta uma nova técnica que monitora, em tempo real e por meio de imagens, como as reações químicas ocorrem em surperfícies. Por exemplo, com esta técnica é possível identificar a transformação de um fármaco dentro de uma célula viva, ver a oxidação de compostos químicos relevantes para a indústria, observar como o DNA, as membranas lipídicas e as proteínas respondem ao ambiente químico, entre outras aplicações. Empregando um método chamado de análise espectromicroscópica multiplex, Lucyano desenvolveu um sistema capaz de construir mapas de infravermelho para monitorar um conjunto de reações eletroquímicas induzidas por eletrodos. A técnica foi batizada de EVSM, sigla em inglês para “Eletroquímica Acoplada com a Espectromicroscopia de Infravermelho”, cujo o pedido de patente está sendo conduzido pela Agência USP de Inovação.

PPT_20092018_Premio Metron_aluno FrankEste é o primeiro ano que a Metrohm Brasil concede o Prêmio Jovem Químico Cientista, com a premiação de R$5.000, dando continuidade ao seu apoio e comprometimento com o avanço da ciência. A premiação do 1° colocado foi realizada na cerimônia de abertura do 19° ENQA – Encontro Nacional de Química Analítica, no dia 16 de setembro de 2018 em Caldas Novas – GO, e o Lucyano foi convidado para apresentar o seu trabalho.

“A Metrohm tem uma história de retribuir à comunidade científica”, disse Rogerio Telles, CEO da Metrohm Brasil. “Sentimo-nos honrados em apoiar a próxima geração de cientistas. Fomentar o novo, reconhecer o jovem pesquisador, é uma forma de ajudar a comunidade científica”, acrescenta Telles. O Prêmio Jovem Químico é aberto a todos os estudantes de graduação, pós-graduação e doutorado que residem e estudam no Brasil, que estão realizando pesquisas e inovações na área de eletroquímica. Com o Metrohm Young Chemist Award, a Metrohm tem o desejo de valorizar jovens cientistas em todo o mundo e a contribuição que eles estão fazendo com seu trabalho para melhorar a condição humana.

Por Metrohm e Comunicação IQSC

Foto: Metrohm