Pesquisador do IQSC tem trabalho internacional publicado na Nature Protocols

O professor doutor Antonio Carlos Bender Burtoloso, pesquisador junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP,  participou do trabalho conjunto  Efficient and irreversible antibody–cysteine bioconjugation using carbonylacrylic reagents, publicado no jornal on line Nature Protocols, considerado de destaque na área científica.

Nature Protocols é uma publicação da Springer Nature, revisada por pares e fornece descrições passo a passo de procedimentos (protocolos) que os usuários podem levar para o laboratório e aplicar imediatamente em suas próprias pesquisas.

O resumo do trabalho informa que existe um interesse considerável no desenvolvimento de métodos químicos para a modificação precisa e seletiva de anticorpos para aplicações terapêuticas e neste protocolo foi descrita uma estratégia para a modificação irreversível e seletiva de resíduos de cisteína em anticorpos.

A publicação tem também, como co-autores, pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de La Rioja (Espanha) e da Universidade de Lisboa (Portugal).  A autora principal, Barbara Bernardim de Souza, foi aluna de pós-graduação sob orientação do professor Burtoloso. Um estágio sanduiche realizado durante seu doutorado no IQSC a levou ao desenvolvimento deste trabalho. Atualmente, Barbara realiza o pós-doutorado na Universidade de Cambridge.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)