Pesquisadores do CeMEAI participam do CNMAC 2022

Membros do Centro participaram de diversas atividades da programação

cuminato cnmac

José Alberto Cuminato, Diretor do CeMEAI, recebeu o título de associado honorário da SBMAC

Na última semana, pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) participaram do 41º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2022). Organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), o CNMAC é um dos maiores e mais importantes eventos da área no Brasil e na América Latina.

No primeiro dia, o vice-diretor do CeMEAI, José Mario Martínez, participou da mesa de abertura do Congresso, que deu início a todas as atividades que seriam realizadas nos dias subsequentes. Já na quarta-feira (28), foi a vez do pesquisador Silvio Araujo atuar como o conferencista da semiplenária “Aplicações Industriais em Problemas Integrados de Dimensionamento de Lotes e Corte de Estoque”, que tratou sobre algumas aplicações industriais que estão sendo trabalhadas e que envolvem o problema integrado de dimensionamento de lotes e corte de estoque.

Já na quinta-feira (29), Fabricio Simeoni de Souza foi o moderador da plenária “Métodos Multiescala: De Equações Elípticas à Quantificação de Incertezas em Simulações de Reservatórios de Petróleo”, que contou com Felipe Pereira, da University of Texas at Dallas, como seu conferencista. Ainda no dia 29, Geraldo Nunes Silva atuou como moderador da mesa-redonda “Avanços Recentes em Dinâmica, Controle e Estabilidade”, que teve o também pesquisador do CeMEAI Tiago Pereira da Silva como um dos convidados.

fabricio cnmac

Fabrício Simeoni de Sousa

tiago cnmac

Tiago Pereira da Silva

Para o Diretor do Centro, José Alberto Cuminato – que foi agraciado com o título de associado honorário da SBMAC durante o evento -, a participação no Congresso serviu como uma espécie de fórum para a aplicação e exibição da atuação do CeMEAI. Segundo ele, o principal ponto foi mostrar como o trabalho colaborativo entre a academia e a indústria é eficaz e traz resultados bastante proveitosos para ambos os lados. Além disso, Cuminato pontuou que o público presente é justamente o que o Centro pretende atingir.

“Nossa atuação, desde o início, é voltada para popularizar a ideia de colaboração entre a academia e a indústria. A SBMAC, que é quem produz o CNMAC, naturalmente possui uma visão mais acadêmica. Já aqui no CeMEAI nós trazemos uma visão mais voltada para a aplicação dos métodos matemáticos no mundo real. O congresso é caracterizado pela presença de jovens, alunos de graduação e pós-graduação, o que faz do evento uma oportunidade ímpar para o nosso Centro, porque é exatamente para esse público que queremos mostrar que a matemática aplicada é útil na vida prática e convencê-los a entrar nesse mundo em suas carreiras profissionais”, explicou.

No último dia de CNMAC, Geraldo Silva também esteve presente em uma mesa-redonda. Desta vez, participou como convidado da “Sessão COAM: 40 anos da revista Computational & Applied Mathematics da SBMAC”.

geraldo cnmac

Geraldo Nunes Silva

Durante a programação do CNMAC, dois pesquisadores também ofereceram minicursos aos participantes. Socorro Rangel ministrou “Introdução à construção de modelos de otimização matemática” e Antonio Castelo Filho foi o responsável por conduzir “Aproximações de Variedades Definidas Implicitamente Utilizando Técnicas de Contagem e Enumeração”.

Confira todas as fotos do XLI CNMAC!

Sobre o CNMAC

O CNMAC tem como objetivo congregar docentes, pesquisadores e demais profissionais de universidades, centros de pesquisa e empresas das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. O evento tem como intuito permitir que estes profissionais possam divulgar e discutir resultados recentes das suas pesquisas e trabalhos em andamento. Desta forma, ele tem se tornado um ponto de encontro para tomar ciência da produção científica sobre a área nas principais instituições nacionais.

Neste ano, o congresso, que é realizado anualmente, foi sediado no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dentre as atividades, o CNMAC promoveu minicursos, minissimpósios, conferências, sessões técnicas de comunicações orais, sessões de painéis gerais e painéis de iniciação científica. Também foram promovidas sessões especiais dedicadas ao ensino, incluindo atividades para professores do ensino básico. Além disso, o evento contemplou também atividades virtuais.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609