Pesquisadores e Organizações: AIMday USP Biomedicina Terapêutica

O AIMday é um evento que viabiliza o encontro entre empresas, organizações públicas ou privadas e pesquisadores da universidade com base em interesses comuns. As questões são trazidas pelo mercado e tratadas por uma hora em pequenos grupos de discussão formados por uma empresa e pesquisadores de diversas áreas. Assim, o AIMday propicia um ambiente em que se estabelecem novos contatos, se compartilha conhecimento e, espera-se, sejam alavancados projetos em conjunto.

A primeira edição do AIMday USP, com a temática Biomedicina Terapêutica, será realizada no dia 13 de novembro de 2018 e focará em questões relacionadas a tratamentos terapêuticos, englobando métodos e procedimentos, inclusive medicamentos. Há de se destacar a
importância de ações que estimulem iniciativas focadas em biomedicina visto que o déficit no Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) encontrava-se em torno de US$ 10 bilhões em 2016, em razão do forte aumento das importações neste segmento. Se, por um lado, este déficit representa forte dependência tecnológica do país em relação aos fornecedores de tecnologia, por outro, representa uma enorme oportunidade para universidades e empresas, por meio da cooperação tecnológica, criarem pontes que ultrapassem este gap tecnológico e
permitam o desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas no que se refere à Biomedicina Terapêutica.

Em um primeiro momento, as empresas interessadas em participar submeterão suas questões na página do evento (http://aimday.se/usp-biomedicine-2018/). Posteriormente, os pesquisadores selecionarão uma ou mais questões relacionadas às suas áreas de pesquisa.

Os grupos de discussão serão formados com base nessas informações e comporão as sessões de discussão do AIMday. O dia do evento terá dois períodos com sessões simultâneas para discussão das questões e cada sessão de discussão terá uma hora. Haverá também oportunidades para que os participantes interajam, façam novos contatos, ou até mesmo continuem discussões iniciadas nos grupos. Ressaltamos que o objetivo do evento não é fornecer uma solução imediata, mas propiciar diálogo conjunto para possíveis formas de resolução do problema. As informações sobre as perguntas, empresas e pesquisadores serão públicas.

Benefícios para os participantes:

Para Organizações privadas e públicas:
● Suas perguntas determinam o tema das sessões;
● Conhecer pesquisadores que podem contribuir no processo de solução dos seus problemas;
● Descobrir ferramentas e métodos pesquisados na USP que podem ser aplicados ao seu problema;
● Conhecer oportunidades, recursos e infraestrutura disponíveis na USP;
● Acessar redes nacionais e internacionais de pesquisadores qualificados;
● Descobrir novas oportunidades de desenvolvimento de produtos e serviços por meio de colaborações e pesquisas conjuntas;
● Conhecer alunos em formação que podem ser seus futuros colaboradores.

Pesquisadores:
● Conhecer organizações externas do mercado, suas necessidades de novos conhecimentos e competências em sua área de pesquisa;
● Descobrir o contexto de uso do seu conhecimento específico relacionados à identificação de possíveis soluções para problemas atuais;
● Fazer contatos que possam levar a projetos futuros;
● Conhecer outros pesquisadores para discutir questões de interesse comum;
● Fomentar ideias que qualifiquem sua pesquisa.

Organização do Evento:

O AIMday USP Biomedicina Terapêutica é organizado pela Agência USP de Inovação (AUSPIN) como parte do Projeto LISTO (Latin American and European Cooperation on Innovation and Entrepreneurship), uma cooperação internacional no âmbito do Erasmus+
capacity building project – Key Action 2, com foco em relações universidade-empresa, educação empreendedora e estratégias da universidade para inovação. A metodologia do AIMday foi desenvolvida pela Universidade de Uppsala (Suécia) e compartilhada com a Universidade de São Paulo e demais participantes do Projeto LISTO.

Serviço:
AIMday USP Biomedicina Terapêutica
Data: 13/11/2018
Horário: das 14h00 às 18h00
Local: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) – Edifício FEA 1
Endereço: Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 (Cidade Universitária)
Site: http://aimday.se/usp-biomedicine-2018/

Contato:
Website: http://aimday.se/usp-biomedicine-2018/
Para mais informações sobre o evento, entrar em contato pelo e-mail empreende.auspin@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-2932.