PET-Computação: inscreva-se no processo seletivo ou seja um monitor voluntário

Ao participar do Programa, estudantes têm a oportunidade de realizar diversas atividades extracurriculares e complementar a formação

Participar da iniciativa ajuda a desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe

Participar de um Programa de Educação Tutorial (PET) pode ser uma excelente oportunidade para desenvolver diversas habilidades.  O PET-Computação, que é vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para quem desejar se tornar membro do grupo e também para aqueles que querem ser monitores voluntários.

Um dos principais objetivos do PET é propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a formação acadêmica. Para se tornar um membro, você deve estar cursando Ciências de Computação no ICMC e fazer sua inscrição até 23 de agosto.

Para Juliana Crivelli, membro do PET Computação há um ano e meio, o programa ajuda a desenvolver cidadania e consciência social, pois os participantes vivem experiências que propiciam o trabalho em grupo, a interdisciplinaridade e a integração entre a universidade e a comunidade: “É muito gratificante notar, ao longo desse trabalho, um crescimento pessoal muito forte, seja em comunicação, quanto em gerenciamento de tempo e diversas outras habilidades. São coisas importantes, que apenas a prática ensina”.

Para se inscrever no processo seletivo que selecionará os próximos membros do PET, é preciso preencher o formulário eletrônico disponível no site do Programa. É pré-requisito ser aluno do curso de Ciências de Computação do ICMC e ter média ponderada limpa (desconsiderando-se as reprovações) maior ou igual a 6,0. No caso dos estudantes ingressantes, basta apresentarem a lista de disciplinas que estão cursando. Para isso, acesse o Sistema JúpiterWeb e faça o download do resumo escolar.
A seleção acontecerá em duas fases: a primeira será realizada dia 23 de agosto, quinta-feira, às 19 horas; e no sábado, 25 de agosto, em horário a ser definido. O PET-Computação é composto por um total de 18 alunos, sendo que 12 deles são bolsistas.
Além disso, o PET Computação tem vagas para monitores voluntários, que podem ser alunos de qualquer curso de graduação ou pós-graduação, desde que tenham conhecimentos básicos de informática para o curso de Informática para Idosos e de programação para o Codifique (curso de programação para ensino médio e pré-vestibular) e o Codifikids (curso de programação para ensino fundamental). As inscrições para monitores vão até dia 31 de agosto e a participação garante a obtenção de certificados, que podem ser utilizados para preencher a carga horária complementar da graduação.
Com o objetivo de esclarecer as possíveis dúvidas dos interessados em participar dos processos seletivos e mostrar mais detalhadamente como funciona o Programa, será ministrada uma palestra dia 21 de agosto, às 18 horas, na sala 3-102. A palestra é aberta a todos os interessados e não demanda inscrições prévias.
Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informaçõesInscrições para processo seletivo: icmc.usp.br/e/8e20e