Por que fazer pós-graduação em matemática na USP em São Carlos?

Programa é reconhecido em todo o país e está com inscrições abertas para mestrado e doutorado

Instituto oferece a única pós-graduação em matemática que é reconhecida com
nota máxima pela Capes e não fica em uma cidade grande

Um ambiente excitante para discutir e aprender matemática. É assim que o professor Daniel Smania define o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Há muitos motivos que fizeram o local se tornar um polo que atrai talentos de todo o país. Entre eles está o fato de que o Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPG-Mat) do Instituto é um dos melhores da área no país, sendo reconhecido com nota máxima (7)  pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Como atraímos muitos estudantes talentosos, as turmas estão entre as maiores dos programas na área, o que cria esse ambiente excitante. A tradição e qualidade do programa abre, ainda, oportunidades para bolsas, financiamentos, parcerias e intercâmbios, o que contribui para a formação de nossos alunos”, explica Smania, que coordena PPG-Mat.

O fato de ser a única pós-graduação em matemática de nota máxima que não fica em uma cidade grande também é benéfico para os estudantes, segundo o professor: “a cidade de São Carlos é prática e hospitaleira, com mais de vinte mil jovens estudando em universidades públicas, vindos de todo o país. É uma experiência única”. Há outras vantagens, completa Smania: “O custo de vida é menor do que nas grandes cidades, então, as bolsas podem ser melhor aproveitadas. E o campus pequeno e convidativo ajuda muito na integração dos alunos”.

Inscrições abertas – Quem deseja ingressar no PPG-Mat tem até dia 31 de maio para efetuar as inscrições no mestrado ou no doutorado. Para se inscrever, basta acessar o sistema da pós-graduação do Instituto. As aulas terão início em agosto. O programa também possui doutorado direto, em que as inscrições são em fluxo contínuo, ou seja, podem ser realizadas durante todo o ano.

Entre os critérios de avaliação para o ingresso no mestrado, além da formação acadêmica e currículo, está a maior nota do candidato no Programa de Verão do ICMC ou na Prova Extramuros. Os participantes podem escolher linhas de pesquisa em todas as grandes áreas da matemática: álgebra; análise; geometria e topologia. “Eles podem entrar no Programa sem ter uma área definida, e escolher depois de alguns meses. Nossa lista de orientadores é longa e diversificada, não apenas em áreas de pesquisa. Quase um quarto de nossos orientadores são mulheres, um percentual alto quando comparado à maioria dos programas da área com nota máxima”, afirma Smania.

O Programa oferece 20 vagas para quem deseja ingressar no mestrado e 20 para aqueles que optarem pelo doutorado. Para obter mais detalhes sobre o processo de inscrição e os critérios de seleção, confira os editais disponíveis no site do programa: icmc.usp.br/e/b7da5.

Texto: Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Edital do mestrado: icmc.usp.br/e/fa4aa