Pós-doutorado em otimização topológica no Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria

Bolsista participará de projeto de otimização da topologia de propriedades mecânicas estruturais aplicadas à fusão por feixe de elétrons (imagem: Sambeet D/pixabay).

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) oferece uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP em otimização topológica. O prazo de inscrição termina no dia 30 de setembro de 2020.

O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos.

O bolsista participará de projeto de otimização da topologia de propriedades mecânicas estruturais aplicadas à fusão por feixe de elétrons para aplicações industriais utilizando métodos de elementos finitos para os cálculos da mecânica estrutural. A fusão por feixe de elétrons é uma tecnologia de fusão em um leito para fabricação aditiva de metal, na qual um pó metálico fino é derretido, camada por camada, por um forte feixe de elétrons em uma câmara de vácuo.

O pós-doutorando trabalhará em São Carlos e deverá passar algum tempo na Suécia com colaboradores locais. A vaga é inicialmente por um ano e poderá ser renovada por mais dois dependendo do desempenho.

O candidato precisará ter experiência em mecânica estrutural, um bom conhecimento prático de otimização, modelagem matemática e também em programação e computação científica.

Para se candidatar, os interessados devem enviar curriculum vitae e uma carta de referência para o pesquisador principal da oportunidade, o professor José Alberto Cuminato (jacuminato@gmail.com).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3838.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Acesse aqui a reportagem original da Agência FAPESP. A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter deve ser atribuído.

Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br