Prêmio Capes de Teses: Trabalhos da USP São Carlos estão entre os premiados

Doutorado realizado no ICMC recebeu o prêmio na categoria Ciência da Computação, e trabalhos da EESC, IFSC e IQSC foram agraciados com menções honrosas

Trabalhos de diferentes Unidades do Campus USP São Carlos estão entre os premiados na edição 2020 do Prêmio Capes de Teses.

Henrique Ferraz de Arruda foi premiado, na área de Ciência de Computação, pela tese Análise multi-escala de línguas e conhecimento por meio de redes complexas, defendida no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, sob orientação do professor Luciano da Fontoura Costa (IFSC).

Entre as menções honrosas recebidas, estão as teses:

O Prêmio Capes de Teses é fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação Carlos Chagas, a Comissão Fulbright e o Instituto Serrapilheira, e reconhece as melhores teses defendidas no Brasil, no ano anterior, em diversas áreas do conhecimento. A premiação leva em conta critérios como a originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além do valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Neste ano, do total dos 49 trabalhos reconhecidos, 12 são da USP, instituição com o maior número de premiados, além de mais 14 que receberam menções honrosa.

Prêmios

As menções honrosas serão concedidas em forma de certificados aos autores, orientadores, co-orientadores e ao programa em que foi defendida cada tese. Já os autores das 49 teses selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional e seus orientadores, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil.

A partir desses 49 trabalhos agraciados, sairão os vencedores do Grande Prêmio, oferecido ao destaque de cada uma dessas três grandes áreas: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas. A previsão é que o anúncio do Grande Prêmio aconteça em dezembro. Nesse caso, os orientadores receberão R$ 9 mil para participação em congresso internacional e os autores ganharão uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional. Também serão oferecidos prêmios adicionais pelas instituições parceiras da Capes.

Saiba mais sobre os trabalhos premiados da USP São Carlos nos links abaixo:

Com informações das Assessorias de Comunicação da Reitoria da USP, EESC, ICMC, IFSC e IQSC