Prêmio Impa de Jornalismo: reportagem do “Jornal da USP” fica em segundo lugar na categoria Matemática

Prêmio concedido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada teve a jornalista Stefhanie Piovezan como uma das premiadas. A reportagem mostra como conceitos de geometria e estatística usados na confecção de saias godê foram eficientes para ensinar matemática

Na época em que escreveu a matéria premiada, Stefhanie Piovezan trabalhava na assessoria de imprensa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos – Fotos: Arquivo pessoal; reprodução/Impa

A matéria Estudantes do ensino básico aprendem matemática e estatística confeccionando saias, publicada no Jornal da USP neste ano, ficou em segundo lugar na categoria Matemática na 5ª edição do Prêmio IMPA de Jornalismo. A autora é a jornalista Stefhanie Piovezan, atualmente repórter da Folha de S. Paulo.

Stefhanie conta que, em 2019, ficou na segunda colocação na categoria Divulgação Científica, com a matéria Como rede de cientistas usa dados para tentar achar corpos em Brumadinho e recebeu menção honrosa pela reportagem O berço dos dinos é aqui, ambas publicadas pelo UOL.

“Lembro de, naquele ano, olhar para os colegas que haviam sido premiados em Matemática e pensar como eles conseguiam escrever sobre essa área. Não podia imaginar que, algum tempo depois, eu começaria a tateá-la também. Fiquei feliz.”

A reportagem Como a inteligência artificial revelou os segredos dos Beatles, do jornalista Bruno Romani em parceria com Marcos Muller e William Mariotto, ficou na primeira colocação na mesma categoria. Enquanto em terceiro lugar ficou a matéria Práticas pedagógicas têm no mundo virtual ferramentas para aprendizado de matemática e geometria, dos repórteres Lucas Duarte Matos e Mônica Chagas da Silva, com cinegrafia de Antonio Wanderley da Luz Prestes e edição de André Luis Mousinho da Costa e Silva e João Lucas Pimentel Rodrigues.

Na categoria Divulgação Científica, a primeira colocação ficou para a série As cientistas da Amazônia, de Nádia Pontes Costa, da Deutsche Welle.

Os escolhidos em cada categoria recebem R$ 10 mil (primeiro lugar), R$ 3 mil (segundo lugar) e R$ 2 mil (terceiro lugar) e certificado. Os premiados participarão de webinários sobre os temas das reportagens premiadas em janeiro.

Saias no ensino de matemática

Na época em que escreveu a matéria premiada, Stefhanie trabalhava na assessoria de imprensa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A reportagem mostra como conceitos de geometria e estatística usados na confecção de saias godê foram eficientes para ensinar matemática para alunos do 9º ano de uma escola municipal. Essa iniciativa fez parte de estudo conduzido pela pesquisadora Cássia Cristina Marcomini.

“Sou apaixonada por histórias e sempre que vou escrever sobre uma pesquisa de mestrado ou de doutorado começo a leitura pelos agradecimentos. Ali estão as pessoas que viabilizaram o estudo e os percalços do projeto, personagens e ações da história que é fazer pesquisa. Foi a partir do agradecimento da professora Cássia Marcomini à mãe que descobri sua relação pessoal com a costura, ponto de partida da matéria”, conta Stefhanie sobre o processo de produção da matéria.

O Prêmio IMPA de Jornalismo

A premiação foi criada em 2018 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e busca aproximar a matemática da sociedade e estimular a produção de reportagens sobre matemática, ciência e tecnologia.

Nesta edição foram inscritos ao todo 105 trabalhos jornalísticos de 13 Estados do Brasil. A escolha das matérias seguiu os critérios de relevância jornalística do tema, originalidade, profundidade, clareza e qualidade da execução da matéria.

A lista completa dos premiados está disponível aqui.

Por Bianca Camatta – Jornal da USP