Prepare-se para a Olimpíada Brasileira de Robótica em curso da USP São Carlos

Aulas terão teoria e prática de conceitos básicos sobre montagem e programação de robôs, com foco na modalidade prática da competição

Atividades serão realizadas aos sábados, das 9 às 12 horas

Estão abertas as inscrições para o curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade prática. Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o curso será realizado de 4 a 25 de maio, aos sábados, das 9 às 12 horas.
A iniciativa é destinada a alunos do ensino fundamental II (do 5º ao 9º ano) e do ensino médio (do 1º ao 3º ano) de escolas públicas e particulares, que tenham interesse em participar das competições da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A atividade também é aberta para pais e professores que, com a oportunidade, podem se tornar técnicos das equipes que disputarão a OBR.
O curso tem como objetivo preparar equipes competitivas, oferecendo conceitos básicos sobre montagem de diversos tipos de robôs mais usados nas competições da OBR (PETE, LegoMindstorm e Arduino). Princípios de programação e exercícios práticos também serão abordados.
Há 100 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas até o dia 2 de maio ou enquanto houver vagas, no Sistema Apolo, por meio deste link: icmc.usp.br/e/5f9c2. Após a inscrição, o interessado também precisa encaminhar, para o e-mail ccex@icmc.usp.br, um atestado de matrícula comprovando o vínculo com a escola.
A taxa de inscrição é de R$ 10 e deverá ser paga presencialmente, no primeiro dia do curso, para os coordenadores da iniciativa. Além disso, até dia 30 de abril, poderão ser feitas solicitações de isenção da taxa. O procedimento, nesse caso, é a realização da inscrição online e o envio de comprovante de matrícula para o e-mail ccex@icmc.usp.br, junto com uma justificativa para o pedido de isenção. Essa solicitação só pode ser efetuada por alunos e professores de escolas públicas, os contemplados serão informados, por e-mail, no dia 2 de maio.
Caso o estudante possua um kit de robótica que é utilizado nas competições, recomenda-se que traga para o curso, pois existe um número limitado de materiais para empréstimo. Coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, o curso será ministrado pelos alunos de pós-graduação e graduação: Adam Moreira, Daniel Tozadore, Guilherme Moreira, Maria Luiza Telles e Vinicius Luiz da Silva Genésio. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Robótica de São Carlos (CRob).

Para participar da OBR, estudantes precisam se inscrever gratuitamente no site da competição até 17 de maio

Participe da Olimpíada – É importante lembrar que a participação no curso não garante a inscrição na OBR. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente no site da competição até dia 17 de maio, onde também está disponível o manual de inscrições: www.obr.org.br.
Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, entre os dias 22 a 26 de outubro.

Objetivo do curso é preparar equipes competitivas, oferecendo conceitos e práticas sobre montagem de diversos tipos de robôs

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Fotos: Denise Casatti

Curso: Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática
Inscrições: até 2 de maio, ou enquanto houver vagas, via formulário eletrônico disponível em icmc.usp.br/e/5f9c2
Aulas: de 4 a 25 de maio, aos sábados, das 9 às 12 horas.
Onde: salas 4001, 4003 e 4005 do ICMC – avenida Trabalhador são-carlense, 400, área I do campus da USP, no centro de São Carlos
Mais informações: (16) 3373.9146 ou ccex@icmc.usp.br
Saiba mais sobre a OBR: www.obr.org.br
Curta a página da competição no Facebook: www.facebook.com/OBRobotica