Pretende concorrer a uma vaga na USP? Manual do Candidato da Fuvest já está disponível

Inscrições para o vestibular da Fuvest estarão abertas de 15 de agosto a 23 de setembro; candidatos concorrerão a 8.230 vagas em cursos de graduação da USP

Foto: Reprodução / Fuvest

Estudantes que buscam uma vaga nos cursos de graduação da USP em 2023 já podem consultar o Manual do Candidato da Fuvest, publicação em formato on-line que está disponível neste link. No material, os candidatos podem conferir todas os detalhes sobre inscrições, provas e matrícula, além das vagas disponíveis nos cursos.

O período de inscrição para o vestibular Fuvest 2023 vai de 15 de agosto a 23 de setembro de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 191, que deverá ser paga em bancos, ou pela internet, antes do encerramento do expediente bancário do dia 23 de setembro.

A prova da 1ª fase será realizada no dia 4 de dezembro de 2022, enquanto as provas da 2ª fase estão agendadas para os dias 8 e 9 de janeiro de 2023. As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 11 e 14 de janeiro. O resultado do vestibular será divulgado no dia 30 de janeiro em primeira chamada.

Os estudantes que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio, em 2021, também poderão participar da Fuvest como “treineiros” para avaliar seus conhecimentos. Há três opções de carreira: Treinamento Humanas, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas.

Novidades

O vestibular 2023 para ingresso na USP traz três novidades. A primeira é a forma de classificação dos aprovados. Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC). Aqueles que, independentemente da renda, cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras também poderão concorrer às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Escola Pública (EP). E os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras poderão concorrer também às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

A segunda novidade é a verificação da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas PPI. No dia 10 de agosto, a Fuvest vai divulgar o Guia de Heteroidentificação, publicação que vai informar sobre como serão as regras desse processo de verificação.

A terceira novidade é a obrigatoriedade da apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e doses de reforço para os que forem aprovados no concurso vestibular e efetuarem a matrícula.

Para o vestibular 2023, a USP vai oferecer 11.147 vagas. Das 8.230 vagas oferecidas pela Fuvest, 4.961 serão reservadas para candidatos AC, 2.173 vagas para candidatos EP e 1.096 para alunos EP/PPI. As outras 2.917 vagas serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira o Manual do Candidato em https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2023_manual_candidato.pdf

Site da Fuvest: www.fuvest.br/vestibular-da-usp

Com informações da Fuvest