Primeira edição de workshop celebra aniversário de 75 anos de professor do ICMC

Evento será realizado remotamente, de 17 a 19 de outubro

Entre os dias 17 e 19 de outubro será realizada a primeira edição do Workshop on Fourier Analysis, Linear Partial Differential Equations, and Related Topics organizado em colaboração por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGM-UFPR). O evento será realizado em inglês e totalmente remoto. Interessados em participar devem se inscrever através do formulário online disponível na página do evento para receber o link de acesso e mais informações em seu e-mail.

Sobre o Workshop:
Este evento é uma continuação natural do Web Seminar on Linear PDEs and Related Topics, realizado em 2020 e 2021, e da sessão temática “Análise de Fourier, Análise Complexa e aplicações a EDPs” do CBM-2021, promovidos com o intuito de reunir pesquisadores da área de EDPs Lineares do Brasil e do exterior. Também é uma ramificação do principal evento do grupo, realizado bienalmente desde 2001, o “Workshop on Geometric Analysis of PDEs and Several Complex Variables”. Convém ressaltar que o grupo de EDPs Lineares também mantém, desde 2008, uma sessão temática no tradicional evento “ICMC Summer Meeting on Differential Equations“. De acordo com os organizadores, o evento deve passar a ser organizado anualmente.

Em sua primeira edição, o Workshop irá celebrar o aniversário de 75 anos do Prof. Adalberto Bergamasco, docente do Departamento de Matemática (SMA) do ICMC que se aposentou recentemente.

Prof. Adalberto Bergamasco – Fonte: arquivo pessoal

Sobre o professor:
Prof. Bergamasco é pesquisador da área de Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente em problemas relacionados à existência e regularidade de soluções de campos e sistemas de campos vetoriais complexos. Concluiu o doutorado em 1977 na Rutgers University e obteve título de Livre Docente pelo ICMC-USP, em 1989. Foi um dos fundadores do Departamento de Matemática da UFSCar, onde iniciou sua carreira como professor auxiliar de ensino, em 1971, tendo alcançado a posição de Professor Titular em 1992. Foi docente do ICMC por 18 anos; atualmente é Professor Sênior. Durante sua carreira acadêmica, dentre outros, participou de comitês de avaliação da Capes e foi membro do Conselho Diretor da SBM. Atualmente é membro do corpo de editorial do Journal of Pseudo-Differential Operators and Applications. Publicou 45 artigos, e orientou 16 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado.

Confira abaixo a lista de tópicos de interesse do evento:

• Fourier analysis
  • Systems of vector fields
  • Locally integrable structures
  • Local and (semi)global solvability
  • Global properties on compact manifolds
  • Global properties on Lie groups
  • Pseudodifferential operators
  • Microlocal analysis
  • Geometric analysis
  • Spectral analysis
  • Complex Analysis
  • Hypoellipticity
  • CR geometry

Acesse a agenda completa do evento aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação ICMC-USP

Mais informações: