Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento promove a primeira edição da Semana da Consciência Negra

Iniciativa conta com a parceria da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com programação de eventos gratuitos até o dia 26 de novembro

Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de PRIP-USP e Freepik

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) promove, entre os dias 20 e 26 de novembro, a primeira edição da Semana da Consciência Negra da USP. Trata-se de uma iniciativa institucional inédita na Universidade.

Ana Lúcia Duarte Lanna - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Ana Lúcia Duarte Lanna – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A programação de eventos conta com a parceria da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e o apoio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Zumbi dos Palmares e de Coletivos Negros da USP.

A pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna, destaca o pioneirismo da Semana. “É a primeira iniciativa desse porte vinculada à nova Pró-Reitoria”, afirmou. A PRIP foi criada em maio deste ano e é órgão voltado para a promoção de políticas para a diversidade na Universidade.

A coordenadora da Diretoria de Gênero, Relações Étnico-Raciais e Diversidades da PRIP, Adriana Alves, em entrevista para a Rádio USP, descreveu a importância da data para a população negra: “Ela celebra não apenas o movimento de resistência à escravidão de Zumbi dos Palmares, mas também traz a reflexão à nossa luta por dignidade, por equidade, por igualdade de direitos”.

Alves ressaltou as medidas que a PRIP tem adotado para avançar na questão racial na Universidade — como criação da bancada de heteroidentificação no vestibular, a implementação do programa USP Diversa e o programa de pós-doutorado para pesquisadoras negras.

A maioria das atividades será realizada na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antonia, localizado na Vila Buarque, em São Paulo. Os eventos vão de mostras de filmes no Cinusp a palestras e oficinas. Os dias da semana serão temáticos. Na segunda-feira, será celebrado o dia de Exú; na terça, o dia do empoderamento feminino; e, na quarta, serão discutidas as ações afirmativas na Universidade.

Há, também, atividades programadas em outros campi da USP.  Em Bauru, as comemorações se iniciam no Dia da Consciência Negra, às 16h, com o espetáculo Estudos sobre a Padaria, da Brava Cia. de Teatro. Já na USP Leste, no dia 22, acontecerá a mesa-redonda Escolas de Samba e Negritude, ontem e hoje.

A participação em todas as atividades é gratuita e não exige inscrição prévia. Os visitantes devem atentar ao uso de máscaras, conforme obrigatoriedade da Universidade. Confira, a seguir, a programação completa.

Domingo

Centro de Preservação Cultural

10h – Oficina: Pelos caminhos de Oxumcom o antropólogo da USP Michel Françoso (necessário inscrição)

11h – Encontros de leitura:  Roda de conversa sobre o livro Cidadã de segunda classeda escritora negra nigeriana Buchi Emecheta