Pró-Reitoria de Pesquisa seleciona projetos sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As pesquisas devem abordar pelo menos um dos quatro temas: educação de qualidade, igualdade de gênero, redução de desigualdades e paz, justiça e instituições eficazes

Arte: Divulgação

A Pró-Reitoria de Pesquisa está selecionando projetos que tenham como foco pelo menos um dos quatro eixos temáticos: educação de qualidade; igualdade de gênero; redução de desigualdades; e paz, justiça e instituições eficazes.

Os temas fazem parte do conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Apoiar projetos de pesquisa que tratam desses temas é uma forma da Universidade contribuir para a implementação dos ODS e promover ações transformadoras em benefício de toda a nossa sociedade”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Ao todo, a Pró-Reitoria de Pesquisa, em parceria com o Banco Santander, investirá R$ 200 mil em compra de equipamentos para pesquisa, serviços e material de consumo. Os recursos serão distribuídos aos projetos selecionados, de acordo com os itens financiáveis aprovados.

Os projetos poderão ter duração de, no máximo, 24 meses. As propostas devem ser encaminhadas pelas Comissões de Pesquisa das unidades, museus e institutos especializados até o dia 30 de outubro, pelo Sistema Atena.

As propostas serão analisadas por um Comitê de Avaliação nomeado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, segundo critérios como aderência aos temas, potencial de retorno para a sociedade, currículo do docente coordenador da proposta, aplicação adequada dos recursos financeiros pretendidos e exequibilidade da proposta.

Edital de apoio a projetos de pesquisa que apresentem aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU está disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP