Pró-Reitoria de Pós-Graduação premiará vídeos de pesquisas sobre a covid-19

Alunos de mestrado e doutorado da USP têm até o dia 8 de maio para submeter seus vídeos

Imagem: Pixabay

Estão abertas as inscrições para a edição especial do Prêmio Vídeo de Pós-Graduação da USP, voltada exclusivamente para as ações de combate à covid-19. Os alunos de mestrado e doutorado da Universidade interessados em participar têm até o dia 8 de maio para submeter seus vídeos.

“A ideia é que tanto os alunos quanto seus orientadores conheçam o que está sendo realizado na USP para incentivar parcerias e potencializar nossas atividades, induzindo novas colaborações. Os vídeos também ajudarão a divulgar para a sociedade o conhecimento gerado na Universidade, mostrando que a ciência apresenta os caminhos durante os períodos de dificuldade”, explicou o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

Os vídeos devem ter duração máxima de três minutos e estar relacionados às pesquisas e atividades realizadas pelos alunos para combater a epidemia da covid-19. Os dez melhores vídeos receberão um prêmio no valor de R$ 1.500, para serem utilizados em congressos nacionais quando estes forem reiniciados.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada pelos presidentes das Comissões de Pós-Graduação da USP. Entre os critérios para premiação estão a originalidade e o formato do vídeo, e a relevância para o combate da covid-19.

O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato-prpg@usp.br.

Prêmio Vídeo de Pós-Graduação USP

A primeira edição do Prêmio aconteceu em 2019 e selecionou dez produções sobre as pesquisas realizadas por alunos de mestrado e doutorado da USP em dez grandes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar; e Ciências Sociais Aplicadas.

Os vencedores receberam um prêmio de R$ 5 mil e os orientadores foram contemplados com recursos disponibilizados através do orçamento da unidade para custeio de até R$ 1 mil. O vídeo de maior destaque entre os dez selecionados foi escolhido durante a cerimônia de comemoração pelos 50 anos da pós-graduação, no dia 13 de setembro.

Ao todo, os 167 vídeos inscritos na competição foram avaliados por comissões julgadoras formadas por docentes da USP para cada uma das dez áreas de premiação.

Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP