Processos fotoinduzidos ultra-rápidos em materiais conjugados organometálicos

O pesquisador Silvano Rodrigo Valandro, da University of Texas at San Antonio (EUA), estará no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, em visita ao Grupo de Fotoquímica, como qual desenvolve cooperação em pesquisa através da professora doutora Carla Cristina Schmitt Cavalheiro, responsável pelo grupo.

Doutor Silvano Valandro da University of Texas at San Antonio (EUA). Foto: acervo pessoal

Aproveitando a ocasião, no dia 11 de abril, a partir das 14h30, o pesquisador ministrará o seminário “Ultrafast photoinduced processes in organmetallic conjugated materials”.  O evento será no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC.

O palestrante explica que “a engenharia da estrutura e, conseqüentemente, as propriedades fotofísicas de complexos de acetileto de platina, oligômeros e polímero levaram a potenciais aplicações que incluem diodos emissores de luz orgânicos (OLEDs) e dispositivos fotovoltaicos”.  Acrescenta que durante o evento “discutirá os esforços recentes para entender a dinâmica do estado excitado desses complexos de emissores tripletos baseados em platina através de medições de absorção transiente ultrarápidas.”

Silvano Valandro concluiu seu doutorado no IQSC e atualmente é Postdoctoral Associate no grupo do professor Kirk Schanze nos Estados Unidos.

A atividade é gratuita e aberta aos interessados e será proferida em português.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – Área 1 do campus USP São Carlos

por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)