Professor do IAU e alunos de Engenharia Ambiental da EESC organizam livro sobre saneamento rural

O professor Marcel Fantin (IAU/USP) e os estudantes Erick Souza e Patricia Seto (Engenharia Ambiental da EESC/USP) organizaram o livro Projeto Assentamento – Cartilha de Práticas Extensionistas em Saneamento Ambiental Rural.

A publicação, que pode ser acessada gratuitamente neste link, é estruturada em 12 capítulos que foram escritos por 13 autores, todos egressos ou atuais estudantes do curso de Engenharia Ambiental.

A cartilha, cujo tema central é o saneamento ambiental rural, foi concebida a partir de atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (GEISA), no âmbito do Assentamento Comunidade Agrária Nova São Carlos.

Os diferentes capítulos permeiam desde tópicos mais relacionados à origem de problemas sociais, econômicos e ambientais no meio rural até assuntos mais específicos voltados a tecnologias sociais. Relações de moradia e trabalho em áreas rurais, questões relacionadas à reforma agrária e à ainda deficitária cobertura de serviços de saneamento oferecidos à população rural brasileira são abordadas nos capítulos iniciais.

Os demais capítulos se dedicam a explorar alternativas para o tratamento de águas residuárias produzidas nessas localidades, como banheiro seco, fossa séptica, tanque de evapotranspiração, tanque séptico e filtro anaeróbio, captação de água de chuva e filtro tratamento de águas cinzas por jardim filtrante. Além do embasamento técnico, o material é ricamente ilustrado e possui linguagem acessível. Assim, espera-se que beneficie público alvo diversificado e sirva de subsídio para experiências práticas relacionadas ao tema em diferentes regiões do Brasil.

De acordo com o professor Fantin, uma das maiores contribuições dessa publicação é prover referências para a capacitação de grupos extensionistas e assentados da reforma agrária no âmbito do saneamento rural a partir do compartilhamento e difusão dos conhecimentos acumulados ao longo de 12 anos de trocas de saberes. Além disso, os capítulos demonstram o forte compromisso do GEISA com a construção de uma sociedade livre, justa e solidária através da extensão universitária. Já os estudantes Erick e Patricia reforçam que a organização dessa publicação é muito relevante, pois, como atuais estudantes do curso de Engenharia Ambiental, ela representa a oportunidade de consolidar e documentar aprendizados acadêmicos que com a ajuda de professores, foram transformados em práticas sociais, cumprindo assim a proposta do GEISA: impactar social e ambientalmente a comunidade.

O GEISA tem como principal objetivo explorar os diferentes caminhos que a universidade pode proporcionar, com foco na extensão universitária (um dos três pilares da universidade, junto com o ensino e a pesquisa), para assim impactar positivamente a sociedade.

Mais informações sobre projetos em saneamento rural e outras iniciativas podem ser obtidas neste link e no Instagram.

Por Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais