Professores de ensino fundamental e médio podem estudar robótica e programação no ICMC

A USP está ciente da grave crise decorrente do avanço do covid-19 no país e está tomando as providências necessárias para a proteção de sua comunidade. O cenário do avanço da doença está sendo analisado em sintonia com as autoridades sanitárias municipais, estaduais e federais.

Por isso, essa atividade está suspensa temporariamente. Assim que houver a retomada dessa atividade, faremos uma nova divulgação no site do ICMC. Enquanto isso, acompanhe as notícias em coronavirus.usp.br, site que reúne informações sobre decisões e ações da Universidade sobre o tema, bem como orientações sobre como se prevenir em relação ao vírus.

O objetivo é contribuir para que os docentes sejam capazes de treinar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Os professores das escolas públicas e particulares da região de São Carlos podem aprimorar os conhecimentos de computação e robótica em cursos de 30 horas oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Serão abordados conteúdos como montagem e programação de robôs, conceitos de programação e linguagens utilizadas na área, além de estruturas de construção de algoritmos. As inscrições online estão abertas e podem ser realizadas até 19 de março ou enquanto houver vagas.

Todas as atividades serão realizadas aos sábados, na área I do campus da USP, em São Carlos, com início no dia 21 de março e término em 16 de maio. Quem não possui conhecimento prévio sobre programação de computadores e robôs pode se inscrever em dois cursos: Computação I, em que vai adquirir conhecimentos sobre a linguagem de programação C; e Robótica I, em que aprenderá a montar e programar robôs utilizando kits PETE.

Aqueles que já têm experiência prévia podem escolher entre aprimorar as habilidades com foco nos kits robóticos Lego Mindstorms (Robótica II) ou aprofundar os conhecimentos com foco nos kits Arduino (Robótica III). Haverá kits PETE e Lego à disposição dos professores, mas quem se inscrever na opção Robótica III deverá trazer o próprio kit Arduino para a sala de aula do ICMC.

O público-alvo das iniciativas são, prioritariamente, os professores de ensino fundamental e médio. Caso as 30 vagas oferecidas em cada curso não sejam totalmente preenchidas, poderão ser destinadas a outros interessados. Vale destacar que é possível se inscrever em mais de um curso, desde que os horários não sejam conflitantes.

O custo da taxa de inscrição é de R$ 40, e cada turma oferece até três vagas gratuitas. Para solicitar isenção na taxa basta efetuar a inscrição online e enviar, até 15 de março, um e-mail para ccex@icmc.usp.br, informando o curso de que deseja participar, com uma justificativa sobre o pedido de isenção. As solicitações serão avaliadas e todos os interessados receberão uma resposta por e-mail.

A professora Roseli Romero, coordenadora das atividades, explica que o objetivo é contribuir para que os professores sejam capazes de treinar os estudantes que participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Este ano, as escolas poderão se inscrever na OBR a partir de 16 de março.

Vale lembrar que os professores da rede estadual de ensino poderão validar o certificado dos cursos na Diretoria Regional de Ensino de São Carlos. Ressalta-se, ainda, que nenhum desses quatro cursos é apropriado para crianças e adolescentes.

Confira, a seguir, como realizar sua inscrição passo a passo:

1. Faça o cadastro no sistema Apolo da USP, por meio de um desses links:
Computação I (das 9 às 12 horas): icmc.usp.br/e/3c6b8
Robótica I (das 14 às 17 horas): icmc.usp.br/e/3824c
Robótica II (das 9 às 12 horas): icmc.usp.br/e/9d227
Robótica III (das 14 às 17 horas): icmc.usp.br/e/d1e47

2. Envie o comprovante de pagamento da taxa de inscrição junto com um documento atestando vínculo com a instituição de ensino em que atua (por exemplo: holerite, declaração da escola, cadastro funcional) para o e-mail ccex@icmc.usp.br.

3. Aguarde o recebimento de um e-mail com a confirmação da matrícula no curso.

Em 2019, a USP passou a oferecer vagas adicionais para quem participa de olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais. A seleção é realizada por meio de um sistema de pontuação que tem como base, no caso de uma competição nacional como a Olimpíada Brasileira de Robótica, a medalha obtida pelo aluno. Nas olimpíadas internacionais, a participação na iniciativa já garante pontuação. Veja o edital de seleção do ano passado: www.fuvest.br/ingresso-usp-competicoes

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Acesse o programa completo de cada curso: icmc.usp.br/e/02e00
Saiba mais sobre a OBR: www.obr.org.br